Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Breve relato de diálogo da Pastoral Escolar com alunos sobre fatos que abalaram a sociedade

por marcello publicado 29/03/2019 12h35, última modificação 29/03/2019 14h25
Grafite em homenagem a estudantes e funcionárias da Escola Estadual Raul Brasil - Foto: R7

No dia 13 de março, os meios de comunicação divulgaram a notícia do assassinato de oito estudantes e educadores da Escola Estadual “Raul Brasil” na cidade de Suzano – SP. Um homem de 25 anos e um adolescente de 17 anos entraram na escola armados e atiraram em alunos e educadores no horário do intervalo, matando e deixando outros feridos. Após o incidente, os homens tiraram sua própria vida. O fato, hoje, já é de conhecimento da população nacional e até em outros países.

Logo após o ocorrido, no dia 14 de março, sensibilizados com toda situação de tristeza e abatimento na sociedade brasileira, a Direção e Pastoral do Colégio Metodista decidiram fazer uma “Ação Pastoral” nas salas de aula das turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Sendo este o dia posterior ao então recente episódio e o quanto era notável o sentimento de indignação e espanto das pessoas, havia o entendimento da Direção e da Pastoral Escolar de que era necessário conversar sobre o assunto com cada turma. Após comunicar e solicitar a compreensão dos professores (as), o tema foi abordado.

Os próprios alunos e alunas comentaram sobre o que tinham lido ou assistido em casa. Muitos estavam abalados, com medo e entristecidos. A Pastoral, por meio do pastor Wesley Teixeira e professora Elaine Cezar, compartilharam o seguinte texto bíblico: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21).

Assim, uma pergunta foi feita inicialmente: “Onde está o teu tesouro”? Sem requerer a resposta, explicou-se que o referido tesouro citado no texto representa aquilo que tem valor e é importante para cada pessoa. (...) aí estará também o teu coração. A questão é que existem pessoas, inclusive jovens e adolescentes, que estão enchendo o coração de ódio, vingança e violência. Estes sentimentos prejudicam emocionalmente e psicologicamente as pessoas ao ponto de prejudicarem a si mesmas, suas famílias e outras pessoas inocentes.

A certeza que a Pastoral compartilhou aos alunos e professores presentes em cada momento é que o mundo, a Escola, alunos(as), professores(as), enfim todos(as) precisam de mais amor, respeito, consideração, diálogo nas famílias e entendimento.

Na oportunidade, foi abordado o tema do “Bullying” na escola e nos espaços comunitários. Os alunos foram orientados a, se houver qualquer tipo de ocorrência relacionada a esse tema, seja na forma de agressão física, psicológica ou até mesmo de ameaça, informar suas famílias e procurar pela Equipe Pedagógica do Colégio, para que haja uma ação educativa e preventiva referente a esse comportamento.

A Pastoral alertou, também, quanto aos “sites” ou vídeos que possuem violência como conteúdo. Foi solicitado que se algum aluno(a) receber algum vídeo com cenas de violência ou que incite a violência, que informe sua família e a Equipe Pedagógica do Colégio.

É necessário, também, que a família procure formas de acompanhar os acessos dos(as) filhos(as) aos conteúdos na internet em casa e até mesmo pelo celular (WhatsApp ou redes sociais), para evitar o convívio com conteúdo contraindicado ou depreciativo (vejam mais informações nos endereços eletrônicos ao final do texto).

A ação da Pastoral estendeu-se na sexta-feira, 15 de março, aproveitando também para divulgar a Campanha Emergencial de doação de material de higiene e limpeza para as famílias que sofreram com a enchente na região do ABC. Ao final das conversas, foi feita uma oração em favor das famílias enlutadas, dos alunos(as) e professores(as).

Deste modo, ratificamos nosso compromisso com a vida e os valores cristãos, tão importantes para a formação do caráter dos alunos(as) e reforçamos às famílias para que a parceria em favor da educação seja realizada no cotidiano das famílias, escola e da sociedade que estamos inseridos.