Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos vivenciam um dia como vereadores de São Bernardo

Alunos vivenciam um dia como vereadores de São Bernardo

por marcello publicado 15/06/2016 12h38, última modificação 15/06/2016 12h38
Alunos vivenciam um dia como vereadores de São Bernardo
Clique para ampliar

Os alunos dos 8ºs anos do Colégio Metodista participaram do Projeto Câmara Jovem, promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, em uma sessão especial que aconteceu no final de maio. O projeto tem como objetivo a vivência do processo democrático, mediante participação numa jornada na Câmara dos Vereadores em que os estudantes tomam posse e atuam como vereadores jovens.

Os “projetos de lei” dos alunos foram inicialmente desenvolvidos no Colégio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História e três dos projetos foram selecionados para serem apresentados no “Câmara Jovem”.

Os projetos selecionados foram: “Agricultura Sustentável”, do vereador mirim Miguel Bellotto Monteiro, do 8º B; “Aplicativo de prevenção e informações sobre o Aedes Aegypti”, da vereadora mirim Jaqueline Ferreira Cossani, do 8º C; e “Oficinas de nutrição nas escolas municipais”, da vereadora mirim Carolina Kafka Neves, também do 8º C.

O evento foi um momento importante de civilidade e protagonismo, em que os estudantes puderam vivenciar, com a orientação da professora Corina Cenciani, os problemas da cidade, defender melhorias para o município, ouvirem projetos de lei de outras escolas e argumentarem suas ideias. Além da professora Corina, as professoras Gorete Morgado e Renata Eduardo também orientaram os alunos.

O Colégio Metodista participa do projeto Câmara Jovem desde 2010, pois, de acordo com os professores e equipe Pedagógica, “acreditamos que o envolvimento dos alunos nas questões relacionadas à política municipal favorece, além da formação do cidadão crítico, uma visão maior sobre as etapas da consolidação de um projeto de lei”.