Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos participam de celebrações de Ação de Graças

Alunos participam de celebrações de Ação de Graças

por marcello publicado 30/11/2018 18h30, última modificação 30/11/2018 18h30
Alunos participam de celebrações de Ação de Graças
Clique para ampliar

Celebrado no dia 22 de novembro de 2018, o Dia Nacional de Ação de Graças teve uma programação especial no Colégio Metodista, que se estendeu ao longo de toda uma semana. Desde a referida data, até o dia 29, as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio se reuniram em diversos momentos para agradecer a Deus por todas as experiências e o que foi vivenciado ao longo do ano.

As celebrações, conduzidas pela Pastoral Escolar do Colégio, por meio do pastor Wesley Teixeira, foram marcadas por uma riqueza musical, que deram o tom de toda a condução. Além das músicas, algumas delas coreografadas pelos alunos, também foram feitas orações comunitárias e mensagens trazidas pelo pastor Wesley, em forma de música, filme e palavras.

Nas mensagens, o pastor lembrou a todos que mesmo que as pessoas enfrentem situações difíceis, ainda assim, sempre há todas as demais coisas boas que fazem parte de suas vidas e que diante dos problemas, sempre se pode encontrar abrigo e ajuda em Deus e que por tudo isto, precisamos ser gratos o tempo todo, pois somos muito beneficiados.

Assim, os alunos e alunas eram convidados a escrever em um papel pelo menos cinco palavras sobre algo de bom que viveram ao longo do ano, que tenha sido em suas famílias, entre amigos, no Colégio e outros lugares que frequentam e que gostariam de agradecer por isso. Após este ato, todos oraram agradecendo a Deus por estas bênçãos recebidas em suas vidas.

Sobre o dia de Ação de Graças

Síntese histórica
(Autor desconhecido)

A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus, é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.

O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.

Confira fotos das celebrações (passe o mouse para acionar os botões de avanço das imagens):

Celebrações de Ação de Graças - 2018

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.