Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos 9º anos participam de palestra sobre a Copa do Mundo

Alunos dos 9º anos participam de palestra sobre a Copa do Mundo

por luan.matias publicado 25/05/2018 10h57, última modificação 25/05/2018 10h58
Alunos dos 9º anos participam de palestra sobre a Copa do Mundo
Clique para ampliar

Você sabia que o Brasil é o único país a ter participado de todas as Copas do Mundo? E que Pelé foi o único jogador a conquistar a competição três vezes? Com a edição de 2018 se aproximando, os alunos dos 9º anos do Colégio Metodista entraram no clima do mundial e receberam na manhã de ontem (24) o jornalista Gustavo Longhi de Carvalho.

Apaixonado por futebol e autor de vários livros sobre o tema, Gustavo falou sobre a história das Copas e compartilhou diversas curiosidades sobre as 20 edições do torneio, disputado desde 1930.

Além de destacar os países-sede e os campeões de cada edição, o jornalista respondeu dúvidas dos alunos e trouxe várias informações históricas, tratando de aspectos como a profissionalização do esporte, a evolução da tecnologia nas transmissões das partidas e até a relação dos países com ditaduras.

“Eu me interesso pela história do futebol desde criança, quando jogava. Fui parando de jogar na adolescência e a história ganhou ainda mais força. As Copas do Mundo são a parte mais marcante do futebol, cada um tem sua lembrança pessoal nas Copas. Gostei bastante da experiência de palestrar sobre isso aqui”, disse Gustavo, que nasceu no Rudge Ramos e frequentou a Universidade Metodista em alguns momentos da infância.

No final da palestra, uma surpresa especial: o jornalista mostrou sua coleção pessoal de álbuns de figurinhas de várias edições do torneio – destaque para o de 1958. Febre entre apaixonados por futebol de todas as idades, as versões antigas chamaram a atenção dos alunos pela diferença da qualidade do papel, pelo estilo gráfico e pelo fato das antigas figurinhas serem inseridas aos álbuns com cola. “Elas não eram adesivadas?”, questionou um dos alunos, comparando com a versão atual.

Grande parte dos presentes vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Veja as imagens abaixo (passe o mouse para avançar as fotos):

Palestra – Copa do Mundo

registrado em: