Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Fundamental autografam o livro "Agora é nossa vez" em dia de muita animação

por isadora.martins publicado 13/12/2017 16h20, última modificação 13/12/2017 16h59

Foi um dia de muita alegria e realização porque, agora, todos podem dizer que são escritores de verdade. Alunos do 1º ao 4º ano do Colégio Metodista de São Bernardo viveram um sábado inteiro, em 9 de dezembro, de popstars ao autografarem o livro que escreveram neste 2017, “Agora é nossa vez”.

A obra reúne 19 capítulos de contos recontados ou criados pelos próprios estudantes, que cuidaram de todas as etapas, desde o planejamento do texto e escolha de personagens até as ilustrações mais adequadas e a revisão, feita de forma coletiva. No final, o resultado foi um livro muito criativo, colorido e uma experiência para toda vida. Pais, irmãos, tios e muitos avôs e avós prestigiaram o dia de autógrafos, realizados na Livraria Saraiva do Shopping Plaza São Bernardo.

“O projeto possibilitou aos alunos o desenvolvimento da autoria, uma vez que participaram ativamente de cada etapa da produção. Depois de muitas leituras, planejaram os episódios do que iriam escrever, criaram a história, as ilustrações e participaram de todas as etapas da revisão para que os textos ficassem muito bem escritos, levando-se em conta os destinatários”, descreve a coordenadora pedagógica Kelly Cristina Ramos Toscana, muito feliz com o resultado da obra em grupo, que reforçou os aprendizados de Língua Portuguesa, Artes e História.

Os 2ºs anos trabalharam em cima de contos tradicionais e acrescentaram personagens para chegar a um final diferente. Os 3ºs anos criaram contos de aventura e os 4ºs anos se debruçaram sobre contos de mistério. Já os 1ºs anos reescreveram um conto africano.

Para a aluna Isabela Salles Porto, de 9 anos e do 3º ano A, escrever o livro foi fantástico: “A gente teve um monte de ideias legais, ideia de história espacial, coisa que a gente tira da cabeça e não acha que vai dar em alguma coisa. Mas daí a gente faz um livro e isso é muito legal, eu achei bem legal o livro pronto”.

Sua mãe Silvana Salles conta que considerou o projeto muito bacana, porque fica como um registro, e para os pais é um orgulho ver o avanço e essa conquista das crianças. Silvana ainda ressalta a importância da escrita para os pequenos: “Acredito que ter uma boa escrita, um bom vocabulário, faz toda a diferença, principalmente no futuro. Então acho de extrema importância esse trabalho, esse foco na língua portuguesa”.

Veja algumas fotos do evento:

Lançamento do livro "Agora é a nossa vez"