Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Ensino Médio exploram cavernas e trilhas em atividade interdisciplinar

por marcello publicado 10/10/2017 17h36, última modificação 10/10/2017 17h41
Clique para ampliar

Ver de perto formações geológicas e vegetações traz uma noção maior do que estudamos em Biologia e Geografia. Pois esta foi a oportunidade que os alunos do Ensino Médio tiveram ao visitar o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), de 05 a 07 de outubro, em uma atividade interdisciplinar.

O PETAR, que fica entre as cidades de Apiaí e Iporanga, São Paulo, é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado, hoje, um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

O grupo do Colégio Metodista conheceu o sítio Arapongas e suas cavernas e os núcleos Santana e Ouro Grosso – visitando as cavernas da Água Suja, Santana e Alambari de Baixo. Além das cavernas e seus espeleotemas, o passeio incluiu cachoeiras, piscinas naturais, trilhas ecológicas e muita troca de informações entre os guias locais, que são grandes conhecedores da região e trabalham na preservação ambiental e cultural da região.

“Proporcionar aos alunos a vivência e o contato com o meio ambiente é fundamental para proporcionar a verdadeira consciência sobre a preservação ambiental. Todas as emoções e descobertas realizadas em meio à natureza, com certeza, estão gravadas na memória desses alunos que terão uma atitude mais proativa em discussões e ações que envolvam o desenvolvimento sustentável”, contou o professor de Biologia do Colégio, Luis Gustavo Alves.

Confira o vídeo com alguns dos melhores momentos das explorações:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

Veja um pouco mais dessa aventura nas fotos (passe o mouse para avançar as fotos):

Visita ao PETAR - Ensino Médio - 2017

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.