Alunos do Ensino Médio exploram cavernas e trilhas em atividade interdisciplinar
Ver de perto formações geológicas e vegetações traz uma noção maior do que estudamos em Biologia e Geografia. Pois esta foi a oportunidade que os alunos do Ensino Médio tiveram ao visitar o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), de 05 a 07 de outubro, em uma atividade interdisciplinar.
O PETAR, que fica entre as cidades de Apiaí e Iporanga, São Paulo, é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado, hoje, um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.
O grupo do Colégio Metodista conheceu o sítio Arapongas e suas cavernas e os núcleos Santana e Ouro Grosso – visitando as cavernas da Água Suja, Santana e Alambari de Baixo. Além das cavernas e seus espeleotemas, o passeio incluiu cachoeiras, piscinas naturais, trilhas ecológicas e muita troca de informações entre os guias locais, que são grandes conhecedores da região e trabalham na preservação ambiental e cultural da região.
“Proporcionar aos alunos a vivência e o contato com o meio ambiente é fundamental para proporcionar a verdadeira consciência sobre a preservação ambiental. Todas as emoções e descobertas realizadas em meio à natureza, com certeza, estão gravadas na memória desses alunos que terão uma atitude mais proativa em discussões e ações que envolvam o desenvolvimento sustentável”, contou o professor de Biologia do Colégio, Luis Gustavo Alves.
Confira o vídeo com alguns dos melhores momentos das explorações:
Também é possível assistir ao vídeo aqui.
Veja um pouco mais dessa aventura nas fotos (passe o mouse para avançar as fotos):