Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do 7º ano realizam trabalho de conscientização sobre o Aedes Aegypti

Alunos do 7º ano realizam trabalho de conscientização sobre o Aedes Aegypti

por marcello publicado 26/02/2016 17h51, última modificação 26/02/2016 18h17
Alunos do 7º ano realizam trabalho de conscientização sobre o Aedes Aegypti
Clique para ampliar

“Estamos presenciando um problema muito sério no Brasil nesses dias”. Com esta afirmação, alunos do 7º ano do Colégio Metodista iniciavam algumas apresentações que fizeram a outros colegas do 4º e 5º anos nesta sexta-feira, 26 de fevereiro. Assim que diziam esta frase, os demais estudantes nem esperavam o restante da fala e já completavam: “dengue, zika e chikungunya”.

Pois este era mesmo o tema do trabalho que as turmas do 7º ano realizaram. Em diversos grupos, visitaram cada uma das turmas e conversaram sobre uma das maiores preocupações na área de Saúde no Brasil e também em outros países. Os alunos abordaram a forma como o mosquito Aedes Aegypti, transmissor destas doenças e vírus, se prolifera e em quais condições. Assim, trouxeram instruções para combater o inseto e sua infestação, que ficaram reforçadas por panfletos produzidos por eles próprios, com diversas dicas.

Confira aqui dicas do Ministério da Saúde para combater o mosquito Aedes Aegypti.

As apresentações foram resultado de pesquisas que os estudantes fizeram durante as aulas e com base em atividades específicas sobre o assunto. A professora Corina Cenciani, uma das orientadoras da ação, explicou que “a ideia surgiu a partir de conversas entre docentes do Colégio, com base nos incentivos e campanhas que os Ministérios da Saúde e da Educação têm feito”.

Ainda de acordo com Corina, “os alunos tiveram muito interesse em pesquisar este tema e fizeram questão de apresentar os resultados. Eles estão envolvidos em diversas atividades e cada vez eles descobrem mais e querem expressar o que aprendem”. A docente também disse que “esta ação tem sido produtiva, porque eles estão vendo o resultado do próprio trabalho sendo levado ao conhecimento de outros”.

Mas a missão não parou por aí. Após a conversa com as turmas dos 4º e 5º anos, os jovens pesquisadores ainda foram até o campus da Universidade Metodista de São Paulo e compartilharam o conhecimento e fizeram uma panfletagem junto à comunidade acadêmica. O estudante de Publicidade e Propaganda, William Ávila, recebeu um dos panfletos e ouviu as dicas dos alunos. “Acredito que o combate ao aedes aegypti começa por este caminho, pela conscientização. Veja este exemplo, crianças bem novas fizeram pesquisas e adquiriram conhecimento próprio e agora sabem o que pode ser feito para evitar este problema. Juntando esta consciência, com ações práticas e se seguirmos este exemplo, acho que podemos eliminar ou minimizar as infestações do mosquito”, disse.

A ação não será apenas a desta sexta-feira, nas próximas semanas, outras ainda serão realizadas por alunos.

Confira aqui as fotos da ação especial dos estudantes do 7º ano.