Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos desenvolvem soluções sustentáveis durante a 2ª Corrida da Inovação

Alunos desenvolvem soluções sustentáveis durante a 2ª Corrida da Inovação

por marcello publicado 05/09/2016 18h24, última modificação 06/11/2017 11h46
Alunos desenvolvem soluções sustentáveis durante a 2ª Corrida da Inovação
Clique para ampliar

Na última semana foi realizada a 2ª Corrida da Inovação no Colégio Metodista. Durante 12 horas, alunos estudaram, pesquisaram e propuseram projetos inovadores que podem resolver problemas das cidades e oferecer melhorias à população. Para iniciar a Corrida, a professora Kenia Araujo, diretora do Colégio, deu boas-vindas aos alunos e disse que o evento “é a realização de um sonho dos professores e de todo o Colégio”.

Em seguida, Renato Gallego, treinador de Squash há mais de 20 anos e atual treinador da Seleção Brasileira, realizou uma palestra motivacional a respeito de disciplina, foco, comprometimento e perseverança. Ele ressaltou o quanto a Corrida da Inovação pode auxiliar os alunos em suas vidas: “muitos executivos pagam caro para participar de uma atividade como esta que vocês estão realizando na escola. Valorizem muito essa oportunidade”.


Expectativa

A aluna do 9° ano do Ensino Fundamental II, Anna Luiza Denneberg, estava bastante ansiosa pelo início da corrida. “É a primeira vez que eu participo, achei legal eles quererem que a gente tivesse o incentivo de pensar e criar coisas novas, estou muito animada”, conta.

“Eu vim na primeira Corrida, gostei muito da ideia e resolvi participar de novo. No ano passado nós criamos um tênis com sensores que mandam alerta na pulseira de pessoas cegas, para ajudar com buracos, pessoas no caminho e etc”, explica Maria Luiza Drosghic, aluna do 2° ano do Ensino Médio.

Gabriel Gallo Martines, do 1° ano do Ensino Médio, também participou da Corrida anterior e quis voltar. “Achei ‘maneiro’, então resolvi voltar. Fizemos um extintor movido por som, ele seria ativado pelo som para apagar o fogo sozinho”.

Mas não eram só os alunos do Colégio que estavam ansiosos pelo início da Corrida. Guilherme Castanha Nunes, que cursa Engenharia de Produção na UFABC, trabalhou como monitor auxiliando um dos grupos com o projeto. Ex-aluno do Colégio, Nunes estava curioso para saber como seria a noite. “Eu fiquei muito feliz pelo convite e estou animado para participar, ajudar os alunos e descobrir também como vai ser o evento”, declara.


Corrida

Nenhum dos alunos recebeu informações a respeito dos grupos, dos temas que seriam abordados, nem sobre as atividades que seriam realizadas para garantir que todos tivessem o mesmo tempo e oportunidades para desenvolver os projetos. Além disso, as equipes foram formadas com alunos de diversas turmas e séries diferentes, com número equilibrado de meninas e meninos. Os participantes contaram com a ajuda de monitores, alunos da graduação, que ofereceram apoio na pesquisa e desenvolvimento do trabalho.

“Esse é um projeto longo que culmina na Corrida para os alunos dos 9°s, 1°s e 2°s anos. Eles têm as disciplinas de Projeto de Formação e Empreendedorismo, em que estudamos Inovação, Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Empreendedorismo. Fazemos a corrida, então, como um marco, para finalizar o ano”, explica Mariana Abrahão, professora de Química, Ciência e Projeto Interdisciplinar de Formação dos 8°s e 9° anos.

Mariana idealizou o projeto após participar da Corrida da Inovação Sueca realizada no Brasil em 2012. “Essa experiência mexeu muito comigo, foi um incômodo bom, e isso me deu a vontade de escrever o projeto aqui. O meu sentimento era de que qualquer pessoa pode desenvolver qualquer coisa, nós podemos resolver os problemas dos outros, só precisamos ter um tempo para pensar, porque as ideias vêm”, declara.

Durante a noite, além de desenvolver os projetos os alunos participaram de uma oficina com o professor Antero Matias, docente da Escola de Gestão e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, sobre a estrutura do modelo de negócios “Canvas” e participaram de algumas dinâmicas que agregaram pontos aos grupos.


Apresentação e banca

No sábado de manhã, os alunos apresentaram seus projetos para a banca, formada pela professora Débora Castanha, Coordenadora Pedagógica da Educação Básica Metodista; Marcelo Marins, educador físico, empresário e diretor comercial no ramo de Viagens; Caio Carvalho, idealizador do Missu – plataforma que visa melhorar o rendimento de alunos do Ensino Médio; e Natacha Pouget, docente em cursos de gestão da Universidade Metodista.

Todos os participantes da banca elogiaram os trabalhos apresentados, que tinham como tema “Cidades Sustentáveis”, e estimularam os estudantes a darem continuidade aos projetos, desenvolvendo esse potencial de inovação.

Os três primeiros colocados da Corrida foram:

1° Lugar: Equipe 2 – Prédio com telhado verde, que capta a água da chuva e possui filtragem, para que seja reutilizada para fins menos nobres como higienização do prédio e dos apartamentos.

2° Lugar: Equipe 10 – Aplicativo com serviços como consultas médicas, reparos caseiros e passeador de cachorro, possibilitando que os profissionais divulguem seus serviços, sejam contratados e avaliados por outros usuários.

3° Lugar: Equipe 6 – O grupo idealizou um piso que reaproveitaria a água da chuva, com filtragem de água e diminuição do calor do chão, que causa atrito com pneus de carros.

Os vencedores da Corrida da Inovação ganharam consultoria gratuita da Agência Metodista de Consultoria, da Escola de Gestão e Direito da Universidade Metodista, que oferece apoio técnico e estratégico das diversas áreas de gestão.


Como foi a experiência?

O aluno João Felipe de Albuquerque Nascimento conta que gostou muito de participar da Corrida: “gosto de pensar em inovação, sempre tive muitas ideias e achei legal participar”.

Allysson Takebayashi, estudante de Comércio Exterior da Metodista, foi monitor e acredita que “essa é uma experiência boa para meu currículo, é um projeto novo e que pode agregar tanto para meu curso, quanto para minha vida pessoal”.

“Foi uma experiência incrível e única, mostrou que eu posso superar minhas dificuldades, independente do que acontecer e me fizeram perceber que, se eu persistir, posso ir longe”, diz Agatha Luiza dos Santos Silva, do 1° ano do Ensino Médio.

Mariana Pomarino Fernandes, aluna do 9° ano, aprovou a Corrida. “Eu adorei participar, achei que foi uma experiência incrível. Tevemos problemas, mas conseguimos dar a volta por cima”, conta.

Confira mais fotos da 2ª Corrida da Inovação do Colégio Metodista:

 

Também é possível acessar o álbum de fotos clicando aqui.