Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna do 9º ano disputará Jogos Mundiais Escolares na modalidade Ginástica Rítmica

por marcello publicado 18/05/2016 11h52, última modificação 18/05/2016 12h33
Melanie, ao centro, com o troféu - Clique para ampliar

A ginasta Melanie Casagrande, aluna do 9º ano do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, mais uma vez brilhou nos ginásios e subiu ao pódio para celebrar nova vitória.

Entre os dias 10 e 14 de maio, aconteceu no Colégio Santo Agostinho, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), a seletiva nacional para o evento máximo esportivo na categoria escolar: os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasíade – 2016, que terá sua 16ª edição em julho, na cidade de Trabzon, Turquia, com a participação de estudantes atletas de 65 países.

Na seletiva em Belo Horizonte, Melanie foi uma das quatro meninas representando o Estado de São Paulo pela Federação do Desporto Escolar do Estado de SP (FEDEESP), na modalidade Ginástica Rítmica Individual, ficando entre as oito primeiras colocadas do país em um aparelho individual.

Além da vitória individual, foi campeã no conjunto de “cinco fitas”, conquistando a medalha de ouro e garantindo a vaga para participar da Seleção Brasileira, representando o Brasil na Gymnasíade 2016.

“Essa vitória é muito importante para mim, pois agora irei representar o Brasil em um campeonato mundial, onde as melhores ginastas do mundo participarão”, disse Melanie, que ainda completa: “esta competição será um aprendizado, eu quero representar bem o meu país e sair de lá satisfeita.”

Melanie, no canto direito, apresenta medalha junto com equipe

Melanie iniciou na Ginástica bem pequena, com apenas 5 anos. Hoje, com 14 anos, acumula vários prêmios como Campeã Brasileira de Conjuntos (duas vezes), Campeã Sulamericana e da Copa Brasil, e o 3º lugar no Torneio Nacional.

Quando perguntada sobre o que é preciso para ser uma atleta semelhante a ela, responde: “tem que ter muita dedicação, compromisso e apoio, principalmente da família.”

Parabéns, Melanie, o Colégio Metodista se orgulha de tê-la como aluna, vibra com suas vitórias e torce por você.

Gymnasíade

A Gymnasíade, os Jogos Mundiais Escolares, é um evento esportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (site em inglês), no qual apenas jovens de 13 a 17 anos podem participar. A primeira edição aconteceu em 1974, na Alemanha, e os Jogos ocorriam a cada dois anos, até 1990, quando passaram a acontecer a cada três anos. A edição mais recente, em 2013, foi sediada em Brasília. No Brasil, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar é quem media a organização do evento, junto às comunidades escolares.

Confira o vídeo feito pelo Ministério do Esporte, com os melhores momentos da Gymnasíade 2013: