Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluna do 9º ano conquista medalha na Olimpíada de Matemática do Grande ABC

Aluna do 9º ano conquista medalha na Olimpíada de Matemática do Grande ABC

por luan.matias publicado 05/12/2018 14h23, última modificação 05/12/2018 16h55
Aluna do 9º ano conquista medalha na Olimpíada de Matemática do Grande ABC

A Cerimônia de Premiação da 15ª Olimpíada de Matemática do Grande ABC (OMABC 2018) ocorreu no último dia 1º de dezembro, no anfiteatro Marcio de Moraes da Universidade Metodista de São Paulo, Instituição que coordena a competição.

E tem representante do Colégio Metodista entre os medalhistas da competição: Amanda Akemi Perina Kouchi, aluna do 9º ano, conquistou a medalha de bronze no Nível 2, que compreende alunos dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. "Fiquei muito surpresa com o resultado. Eu não estava esperando, de verdade. Gosto bastante de Matemática e das disciplinas exatas. A professora inscreveu alguns alunos e eu fui premiada", revelou. É a segunda vez que Amanda participa da competição.

Etapa seletiva para Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a OMABC 2018 contou com a participação de cerca de quatro mil alunos das sete cidades do Grande ABC.

A coordenadora da competição e do curso de Matemática da Metodista, professora Débora Bezerra explica que a premiação em competições de conhecimento pode abrir portas no ensino superior. "Existem instituições públicas que abrem vagas especiais para esses alunos. A Unicamp agora tem 90 vagas destinadas para medalhistas de olimpíadas científicas”, incentiva.

Além disso, alunos premiados nas competições nacionais (OBM e OBMEP) garantem bolsa de iniciação científica para quando ingressarem no ensino superior. Se optarem por seguir carreira acadêmica nos níveis de Mestrado e Doutorado, também terão bolsa pela Capes/CNPQ.

“Conquistar uma medalha pode abrir muitas portas fora do Brasil também. Os professores que analisam currículos dos alunos que se inscrevem em processos seletivos em universidades americanas, por exemplo, consideram essas conquistas científicas”, explica a coordenadora.

Olimpíada de Matemática

Com a proposta de valorizar a atividade intelectual, a competência e o saber, a Metodista coordena a Olimpíada de Matemática do Grande ABC, criada pela Instituição há 15 anos.

A competição conta com a participação de alunos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares das sete cidades do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de alunos que concluíram o Ensino Médio no ano anterior e ainda não ingressaram em curso superior.