9ºs anos refletem sobre realidade contemporânea por meio de arte com móbiles
Geralmente não andamos por aí olhando para o teto, certo? Mas quem passa pelo 4º andar do prédio do Colégio Metodista não tem como não olhar para cima e até parar um pouco para observar. É que os alunos dos 9ºs anos, na disciplina de Artes, com a professora Maisi Garcia, foram questionados sobre como percebem a realidade contemporânea , no que se refere à tecnologia, saúde, meio ambiente, cidadania, comunicação, economia, trabalho e educação.
Mas o que tudo isso tem a ver com “olhar para o teto?” Bem, essa reflexão sobre a percepção da realidade foi a introdução aos estudos sobre Op-art e os móbiles de Alexander Calder. Nos móbiles, as peças se movimentam pela simples ação das correntes de ar, dando a impressão de que a obra se modifica. Refere-se a uma arte, que da mesma forma que a vida contemporânea, está em constante mudança.
Nessa atividade artística, os alunos tiveram que confrontar os diferentes olhares individuais, coletivos e do artista, considerando o momento histórico, reelaborando suas ideias e interpretações para elaborarem projetos e criarem seus próprios móbiles, mostrando plasticamente suas percepções sobre a realidade contemporânea.
Confira algumas fotos dos móbiles feitos pelos alunos:
Também é possível acessar o álbum de fotos clicando aqui.