Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 8ºs anos utilizam Realidade Aumentada para aprender sobre órgãos do corpo humano

8ºs anos utilizam Realidade Aumentada para aprender sobre órgãos do corpo humano

8ºs anos utilizam Realidade Aumentada para aprender sobre órgãos do corpo humano
Realidade Aumentada traz visualização dos órgãos e colabora para aprendizado dinâmico - clique para ampliar

Observar algo como exemplo prático e real costuma ser mais atrativo e prático para o aprendizado. O avanço diário da tecnologia tem colaborado para isso e cada vez mais a educação tem se aliado a muitas ferramentas tecnológicas como estratégia de ensino. E assim foi a inovadora aula de Ciências que os alunos e alunas dos 8ºs anos participaram, contando com o recurso da Realidade Aumentada para aprender de forma dinâmica e interativa sobre o corpo humano.

Tudo parecia simples. Uma projeção em uma mesa de um desenho que reproduz o “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, não dava indícios que a aula seria sobre o sistema digestivo, entre outros. Mas ao acessar um aplicativo no celular e apontar a câmera para o tal desenho, a “mágica” acontecia. Imagens dos diversos órgãos apareciam “pulando” da tela, fazendo com que os estudantes pudessem visualizá-los com riqueza de detalhes.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, em uma forma de interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Essa tecnologia trouxe facilidade ao professor Luís Gustavo Alves, que pôde, a partir das imagens expandidas nos celulares dos alunos e até mesmo em uma projeção neles próprios, simulando a posição dos órgãos, melhor exemplificar e explicar o funcionamento dos sistemas do corpo humano.

Com a novidade, é claro que, depois da aula, todos quiseram usar da criatividade para brincar com as imagens, afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de “segurar” um coração na mão ou “abraçar” todo um sistema nervoso e muscular.

Confira mais fotos em nossa página no Facebook.