Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 8ºs anos utilizam Realidade Aumentada para aprender sobre órgãos do corpo humano

Realidade Aumentada traz visualização dos órgãos e colabora para aprendizado dinâmico - clique para ampliar

Observar algo como exemplo prático e real costuma ser mais atrativo e prático para o aprendizado. O avanço diário da tecnologia tem colaborado para isso e cada vez mais a educação tem se aliado a muitas ferramentas tecnológicas como estratégia de ensino. E assim foi a inovadora aula de Ciências que os alunos e alunas dos 8ºs anos participaram, contando com o recurso da Realidade Aumentada para aprender de forma dinâmica e interativa sobre o corpo humano.

Tudo parecia simples. Uma projeção em uma mesa de um desenho que reproduz o “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, não dava indícios que a aula seria sobre o sistema digestivo, entre outros. Mas ao acessar um aplicativo no celular e apontar a câmera para o tal desenho, a “mágica” acontecia. Imagens dos diversos órgãos apareciam “pulando” da tela, fazendo com que os estudantes pudessem visualizá-los com riqueza de detalhes.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, em uma forma de interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Essa tecnologia trouxe facilidade ao professor Luís Gustavo Alves, que pôde, a partir das imagens expandidas nos celulares dos alunos e até mesmo em uma projeção neles próprios, simulando a posição dos órgãos, melhor exemplificar e explicar o funcionamento dos sistemas do corpo humano.

Com a novidade, é claro que, depois da aula, todos quiseram usar da criatividade para brincar com as imagens, afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de “segurar” um coração na mão ou “abraçar” todo um sistema nervoso e muscular.

Confira mais fotos em nossa página no Facebook.