Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 8º ano participa de aula prática de extração de DNA

8º ano participa de aula prática de extração de DNA

por marcello publicado 13/04/2018 11h02, última modificação 13/04/2018 11h21
8º ano participa de aula prática de extração de DNA
Experiência foi feita utilizando frutas - clique para ampliar

Laboratório, instrumentos, tubos de ensaio e outros elementos laboratoriais. Parece cena de série de investigação ou mesmo uma reportagem científica. O fato é que tudo isso fez parte da aula prática de Ciências que os alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental II participaram sobre extração de DNA. Mas ninguém precisa se assustar, tudo foi feito em frutas.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um dos ácidos nucleicos que constituem o material genético da maioria dos seres vivos. É formado por nucleotídeos e cada nucleotídeo é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada que pode ser púrica ou pirimídica.

Traduzindo tudo isso, podemos dizer que o DNA armazena todas as nossas informações genéticas herdadas e nos possibilita interagir com o meio ambiente e promove a variedade entre todos os seres vivos.

A partir da extração do DNA, é possível verificar seu aspecto, observar que pode ser encontrado em diversos tipos de células e debater e aprofundar questões científicas relacionadas à genética.

E assim foi na atividade prática, na qual os estudantes, orientados pelo professor Luis Gustavo Alves, utilizaram frutas diversas, com o intuito de verificar a variedade de resultados frente ao tipo de frutos carnosos.

Assista ao vídeo feito pelo professor Luis Gustavo com os principais momentos da atividade:

Também é possível assistir e baixar o vídeo aqui.

Confira as fotos da atividade (passe o mouse para avançar as fotos):

Aula prática de extração de DNA - 8º EFII - 2018  

Também é possível acessar o álbum e baixar as fotos aqui.