Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 6ºs anos refazem caminho de desbravadores da história brasileira no “Roteiro dos Bandeirantes”

por marcello publicado 14/09/2017 09h55, última modificação 14/09/2017 09h55
Clique para ampliar

As turmas dos 6ºs anos  do Ensino Fundamental I participaram, no final de agosto, de uma excursão de relevância histórica. Os alunos realizaram a saída extraclasse para o “Roteiro dos Bandeirantes”, quando refizeram caminhos trilhados há séculos por pessoas que desbravaram o interior do estado de São Paulo. Esta é uma atividade interdisciplinar desenvolvida pelo Colégio Metodista que integra as disciplinas de História, Geografia e Ciências, para propiciar aos estudantes a construção de conceitos trabalhados em sala de aula a partir do  contato direto com o ambiente.

No roteiro, os estudantes visitam oito cidades, partindo de Santana de Parnaíba até Tietê, passando por museus, fazendas, trilhas e conhecendo caminhos por onde nomes importantes da história brasileira, como Fernão Dias Paes Leme e Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), passaram, ajudando a dar o formato que o Brasil possui.

Um das propostas da atividade é a de observação de campo, que incentiva a curiosidade e a investigação, pois o aluno é desafiado, a partir do estudo teórico visto anteriormente em pesquisas no Colégio, a analisar, compreender e contextualizar, desenvolvendo a capacidade crítica relacionada aos fenômenos estudados.

Além de todo o estudo e conhecimento prático, este é um momento importante também para a integração das turmas e o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

Confira algumas fotos da visita ao “Roteiro dos Bandeirantes” (passe o mouse para avançar as fotos):

Roteiro dos Bandeirantes - 6ºs anos - 2017

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.