Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 4ºs anos vão ao laboratório para analisar e aprender sobre fungos

4ºs anos vão ao laboratório para analisar e aprender sobre fungos

por marcello publicado 04/07/2018 13h18, última modificação 04/07/2018 13h19
4ºs anos vão ao laboratório para analisar e aprender sobre fungos
Fungo em batata visto pelos alunos no microscópio - clique para ampliar

Hifas, esporos e esporângeos. Sabe o que são? Pois as turmas dos 4ºs anos do Ensino Fundamental I sabem muito bem e até foram ao laboratório para ver de perto estas que, para quem não se lembra, são partes de alguns tipos de fungos.

Primeiro, em sala de aula, eles puderam conhecer, com a professora Andreia Leme, sobre o reino Fungi e descobrir que existem cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos que habitam o planeta e como eles são formados.

Depois, já no laboratório com a professora Elaine Gabane, puderam ver fungos reais e em detalhes nos microscópios e também compreenderam as relações dos fungos com o ser humano. Os alunos entenderam que não existem apenas fungos que podem fazer mal à saúde, como mofos que podem causar alergias ou as micoses, mas há os que são importantes na culinária, como as leveduras da fermentação do pão, os cogumelos consumíveis, como o champingnon e o shimeji, e na medicina, nas bases de antibióticos.

Confira fotos da atividade no laboratório (passe o mouse para avançar):

Atividade no laboratório - análise de fungos - 4º EFI - 2018

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.