Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 21 de março – Dia de Combate à Discriminação Racial

21 de março – Dia de Combate à Discriminação Racial

por marcello publicado 21/03/2016 11h23, última modificação 21/03/2016 11h25
21 de março – Dia de Combate à Discriminação Racial

Há alguns anos, o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) criou um projeto chamado Diálogo contra o Racismo e a questão que provocava essa reflexão era a seguinte: onde você guarda o seu racismo?

Nas ruas, as pessoas apresentavam as mais diversas respostas: “Dentro de mim!”. “Dentro da cabeça e no coração da gente!”. “No meu espaço crítico!”. Outros se sentiam constrangidos e, entre sorrisos tímidos e ao mesmo tempo tensos, diziam: “Está tão escondido, que eu nem sei...”. “Não faço a menor ideia”. E você o que responderia diante dessa questão?

É importante observar que não somos todos/as iguais e que as diferenças são naturais e estão aí para serem celebradas. Elas refletem a criatividade divina e a interação humana. Entretanto, a desigualdade é que deve ser combatida: ninguém pode ser menosprezado pela sua cor, credo, crença etc.

O dia de combate à discriminação racial - 21 de março – foi instituído pela ONU após o massacre ocorrido em Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul, no qual negros e negras foram assassinados durante o regime do Apartheid. Massacre esse que reflete o racismo da sociedade da época. Mas, se observarmos atentamente, vemos que a chacina continua: basta olharmos para o genocídio da juventude negra brasileira, o alto índice de mulheres negras vítimas de violência doméstica etc. E o que dizer do número de crianças mortas nas favelas cariocas ou nas periferias paulistanas, por exemplo? Será que estes atos não refletem o racismo da nossa sociedade?

Que nós, cristãos e cristãs, possamos seguir o exemplo de Cristo: superando os preconceitos, denunciando os atos de exclusão e propondo uma sociedade em que, de fato, haja justiça e igualdade de direitos para todas as pessoas. Jogando no lixo o que não colabora pra vivência plena do evangelho.

Confira a reflexão na íntegra.

Reverenda Lídia Maria de Lima 
Coordenadora do Ministério AA-AFRO - Ações Afirmativas para Afrodescendentes