Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 1ª Robôliga é a novidade que marcou a conclusão das atividades da Oficina de Robótica

por marcello publicado 04/12/2017 16h22, última modificação 04/12/2017 16h22
Disputa final do Subô - clique para ampliar

A Oficina de Robótica do Colégio Metodista promoveu, no sábado, 02 de dezembro, a “1ª Robôliga”. O evento, uma novidade, também marcou a conclusão da oficina no ano de 2017.

A Robôliga reuniu três diferentes modalidades da Oficina em uma competição sadia, na qual os alunos e alunas puderam aplicar as habilidades adquiridas durante as aulas: o “Girabô”, a “Corridabô” e o “Subô”.

Primeiro, aconteceu o “Girabô”, que não teve caráter competitivo, mas foi uma mostra. Os alunos precisavam montar o mecanismo de um peão com o kit de robótica e fazê-lo funcionar.

Em seguida, foi a vez da “Corridabô”, que consistiu na habilidade do sistema de controle remoto. Os alunos precisavam cumprir um circuito com os robôs no menor tempo possível. Os mais velozes foram: Murillo do Amaral Ribeiro, do 4º ano (1º lugar); Matheus Prado Fernandes, do 4º ano (2º lugar); e Adila Sopri Salem, do 5º ano (3º lugar).

Para finalizar o evento, aconteceu a disputa do “Subô”, um torneio de sumô de robôs. A competição seguiu as regras básicas do sumô. Os robôs precisavam, ao controle dos alunos, derrubar ou colocar o oponente para fora de uma arena. Para isso, os alunos estavam divididos em equipes. Todas tiveram a mesma base de robôs, para garantir o equilíbrio de peso e agilidade dos mesmos. Mas cada equipe precisou desenvolver os mecanismos e acrescentar acessórios para desenvolver  “ataque” e “defesa” e, assim, elaborar a estratégia do confronto entre os robôs.

As equipes vencedoras do “Subô” foram: em primeiro lugar – “Lego Masters”, representada por Heloisa Vicentin Belém (7º ano) e Matheus Martins Vido (6º ano); segundo lugar – “Black Batatões”, representada por Murilo Gomes Massula (8º ano); e terceiro lugar – Ornitorrincos Azuis, representada por Isabela Martins Luz e Luiza Silva Barbosa (7º ano).

Confira as fotos da 1ª Robôliga (passe o mouse para avançar as fotos):

1ª Robôliga da Oficina de Robótica - 2017

Também é possível acessar o álbum e fazer o download das fotos aqui.