Você está aqui: Página Inicial / Atualização de informações

Atualização de informações

por fernanda.kian publicado 31/10/2019 19h02, última modificação 31/10/2019 20h26

Prezados familiares e colaboradores do Colégio Metodista em São Bernardo,

Toda a equipe da Educação Metodista continua realizando as ações para regularizar nossos compromissos, de ordem financeira e pedagógica, e nossos docentes estão sendo informados pelas Coordenações. Enviaremos um comunicado, à noite, para mantê-los informados sobre a decisão de processos que ocorrerão hoje no final do dia.

Reunião da Direção-Geral com Pais Representantes:

Estamos finalizando a lista dos Representantes de Pais de todas as turmas. Relembramos que todas as turmas poderão apresentar apenas um representante que se disponha a passar as informações. Também será realizada uma ata para que encaminhemos para todos os familiares as informações que serão veiculadas na Reunião com a Direção-Geral, no próximo sábado, quando os/as senhores/as ficarão ainda melhor informados/as sobre ações mais pontuais realizadas pela Diretoria.

Informações que os/as Diretores/as permanecem dialogando em todas as unidades, que também já haviam sido afirmadas em carta da Direção-Geral em junho:

Situação Institucional/Nacional:

Não há como desvincular a situação institucional dos desafios econômicos com os quais todo o País se depara. A quantidade de empresas que não têm suportado as dificuldades é imensa. A inadimplência se torna consequência do número de famílias com desempregados ou renda reduzida. Mesmo diante de tantos desafios, e da necessidade de reajustes administrativos institucionais, a Educação Metodista permanece avançando em melhorias, inovações, trazendo ainda mais qualidade ao processo pedagógico oferecido.

Gestão Administrativo-Financeira:

São também esses desafios que motivam a Diretoria para um trabalho intenso, árduo, para resolver de forma definitiva as dificuldades financeiras. Tais desafios têm sido trabalhados de forma muito responsável, profissional, dedicada, por toda a Diretoria, apontando-se cenários sustentáveis, por meio de soluções efetivas. Dessa forma, a primeira evidência que se traz dessa informação, que já foi informada em Carta da Direção-Geral, em junho do presente ano, é que o Colégio não será fechado, nem vendido, assim como não há hipótese de falência na Educação Metodista.

Situação econômica x financeira e Ações da Diretoria-Geral:

Somos grandes, economicamente muito sólidos, passando por ajustes financeiros. Esses ajustes representarão não somente o equilíbrio econômico, mas financeiro também. As causas já foram identificadas e as ações de correção vêm sendo realizadas positivamente.

Ações internas, como revisão detalhada de Planejamento, Organograma, definição de funções essenciais, estudo detalhado de Orçamento, também têm trazido maior clareza sobre ações de sustentabilidade.

Gestão Pedagógica:

Melhorias pedagógicas estão sendo realizadas em todo o Brasil, como:

- Programa Bilingue da International School, que já é uma realidade em nossas 14 escolas, em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, utilizando a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), em sintonia com os níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

- Avançando em Educação Internacional, a Educação Metodista oferece, aos alunos do Ensino Médio, um Intercâmbio de alta qualidade, em parceria com a California Baptist University.

- Após análises criteriosas, novas propostas de materiais que sistematizam melhor o conhecimento, oportunizando um ensino de maior qualidade, com resultados evidentes, também fazem parte das melhorias no Ensino Fundamental II e Médio da Educação Básica Metodista. Materiais didáticos coerentes com nossa Proposta, trazem metodologias voltadas à resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), aplicação do conhecimento e desafios, desenvolvendo competências importantes para o século XXI.

- A Educação Metodista também amplia, em todo o Brasil, a adoção de Projetos voltados à Confessionalidade, contando com reflexões, fortalecimento de valores ético-cristãos, trazendo também, para 2020, a proposta de Projeto de Vida com enfoque Confessional para os alunos de Ensino Médio.

Familiares:

Solicitamos que os familiares sejam motivados a evitarem acreditar ou a disseminar informações diferentes das que estamos ressaltando e havíamos afirmado em junho. Há dificuldades sim, mas estamos aguardando o tempo de conclusão, que chegará em breve, como fruto de nosso intenso trabalho e Fé Naquele ao qual temos entregado toda essa situação. E Ele já tem agido a nosso favor!

Por fim, lamentamos por todos os impactos advindos de alguns desafios financeiros pelos quais a Instituição passa. Todos os esforços para essa solução definitiva estão sendo realizados com intensidade máxima, valendo-se de todos os esforços possíveis. Estamos vivenciando processos muito positivos. E venceremos!

Agradecemos por todos/as os/as que acreditam na Educação Metodista, que permanecem confiando em suas propostas.

Sigamos em frente!

Diretoria-Geral - Educação Metodista