Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

por kesia.ventura publicado 03/12/2015 09h00, última modificação 22/02/2017 10h04

Nossa proposta pedagógica visa o crescimento global do aluno, seja no aspecto afetivo, social, cognitivo e no processo de construção da aprendizagem.

Constitui uma forma de educar, na qual o aluno é o centro do processo, na medida em que sua experiência vivida, suas necessidades e maneira individual de conhecer o mundo são consideradas na organização do projeto educacional.Nesta visão de educação, o aluno aprende a aprender, de forma significativa, dinâmica, flexível, partindo do que conhece, ampliando seus conhecimentos dentro das possibilidades históricas e sociais.

Para viabilizar tal proposta, os Colégios Metodistas valorizam a formação de idéias, a análise, a crítica, a reflexão, a criatividade, a cooperação, a responsabilidade, a autonomia, os valores morais, sociais e religiosos, por meio de pesquisas, leituras, discussões, trabalhos em grupo, atividades extraclasses, produções de textos, entre outras.

Desta maneira, acreditam formar homens e mulheres para a vida.

Avaliação do Processo de Aprendizagem

A avaliação é compreendida como processo contínuo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando em consideração as habilidades propostas no desenvolvimento do trabalho escolar. Nesse processo, são considerados os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de forma a garantir a consecução da Proposta Pedagógica do Colégio.

O colégio adota escala de referência de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, graduada de um em um décimo para exprimir os resultados do processo avaliativo dos alunos.

A média trimestral e a média final consideradas para aprovação é 6 (seis inteiros).

Na avaliação escolar, serão utilizados diferentes instrumentos, levando-se em consideração as características da área de conhecimento e das possibilidades de expressão do aluno, elaborados pelo professor sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Direção da Escola. Para as atividades diversificadas, serão elaborados conjunto de critérios que avaliem os aspectos cognitivos e atitudinais dos alunos.

Conheça, aqui, os Projetos Pedagógicos desenvolvidos no Colégio Metodista.