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Ensino Médio


O nosso processo ensino-aprendizagem baseia-se na contextualização do conhecimento e no desenvolvimento de competências e habilidades, favorecendo a construção da autonomia, da aprendizagem significativa e da postura ética, crítica e cidadã.


Proposta
Pedagógica

A nossa proposta curricular do Colégio Metodista é diferenciada: trabalhamos todo conteúdo do Ensino Médio em dois anos e meio. Para isso, em cada disciplina, além dos livros didáticos, os estudos são complementados com livros paradidáticos, selecionados de acordo com os objetivos de aprendizagem e os professores disponibilizam atividades complementares no Portal Educacional.


Educação Física


As aulas de educação física acontecem no período da tarde, uma vez por semana, e cada aluno pode escolher uma das modalidades oferecidas: futsal, vôlei, basquete, natação ou academia.


Línguas


Para que nossos alunos tenham condições de inserção em um universo mais amplo, trabalhamos com a concepção de excelência em línguas. A estratégia utilizada durante as aulas é a organização das turmas por nível de competência linguística, além da possibilidade de participar de exames de certificação internacional em Espanhol e Inglês e a realização de intercâmbios.


Plantão de dúvidas


Com o objetivo de desenvolver habilidades fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, bem como favorecer o aproveitamento escolar, oferecemos plantões de dúvidas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, no período da tarde.

A finalidade é intensificar o atendimento individual frente aos objetivos propostos que requerem maior atenção, sendo uma oportunidade a mais para ampliação de conhecimentos. Essa proposta de trabalho é um diferencial em nossa escola. As necessidades decorrentes das particularidades individuais podem ser contempladas por explicações individualizadas e em pequenos grupos.


Preparação para os Processos Seletivos


A preparação para os processos seletivos inicia-se já no primeiro ano do Ensino Médio com a realização de simulados trimestrais, resolução comentada em sala de exercícios de universidades públicas e renomadas universidades particulares. No segundo semestre do terceiro ano, essa preparação se intensifica, adotamos um material apostilado para revisitarmos todo o conteúdo estudado no Ensino Médio, os simulados passam a ser mensais e trabalhamos com plantões de dúvidas de todas as disciplinas no período da tarde.


Avaliação do processo de aprendizagem


A avaliação é compreendida como processo contínuo e qualitativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando em consideração as habilidades propostas no desenvolvimento do trabalho escolar. Nesse processo, são considerados os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de forma a garantir a consecução da Proposta Pedagógica do Colégio.

O colégio adota escala de referência de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, graduada de um em um décimo para exprimir os resultados do processo avaliativo dos alunos.

A média trimestral e a média final consideradas para aprovação é 6 (seis inteiros).

Na avaliação escolar, serão utilizados diferentes instrumentos, levando-se em consideração as características da área de conhecimento e das possibilidades de expressão do aluno, elaborados pelo professor sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Direção da Escola. Para as atividades diversificadas, serão elaborados conjunto de critérios que avaliem os aspectos cognitivos e atitudinais dos alunos.


Atividades


Para contribuir com a formação global de nossos alunos, são realizados projetos interdisciplinares tais como a Semana Literária e o Projeto Interligando as Ciências (PIC).


Semana Literária

A leitura é grande fonte de conhecimento, ludicidade, pluralismo, consciência social, e vivência compartilhada com o mundo real ou imaginário, construção de opinião, apropriação da língua materna, fantasia, prazer e exercício crítico como cidadão atuante. Formar um indivíduo com todas essas oportunidades é dever do educador e da instituição educativa.

     Objetivos do projeto

  • Favorecer, através dos diferentes estilos e gêneros literários, o “despertar” da criação, da imaginação, da sensibilidade, da ludicidade e da oralidade.
  • Promover atividades que colaborem para a formação de leitores, desenvolvendo o hábito e o prazer da leitura.
  • Expandir as referências culturais a partir do conhecimento da obra de diversos escritores e ilustradores e do contato com eles/elas.

 

Projeto de Empreendedorismo

Tendo em vista que um dos grandes objetivos das escolas é o de tornar o aluno autônomo, criativo, capaz de trabalhar com a resolução de problemas sociais e econômicos, o Projeto de Empreendedorismo, partindo deste princípio, trabalha com as habilidades e competências utilizadas pelas grandes áreas do conhecimento, transformando-as em um laboratório prático, onde nossos alunos têm a grande oportunidade de pôr em execução a elaboração e criação de uma empresa, aplicando um conjunto de conhecimentos técnicos que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso. O projeto visa proporcionar aos nossos alunos, com esta prática, um novo sentido, mais voltado ao competitivo mundo do trabalho.

 

Projeto Interligando as Ciências (PIC)

O PIC é uma proposta curricular inovadora na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que busca promover o trabalho integrado dos aspectos e conceitos comuns às áreas da Física, Química e Biologia visando a desenvolver no nosso aluno habilidades que favoreçam o seu desenvolvimento integral. Os seus objetivos são:

  • Desenvolver da curiosidade e do interesse pela investigação.
  • Integrar as áreas da Ciência e suas Tecnologia

 

Iniciação Científica

A disciplina Iniciação Científica tem como proposta despertar nos alunos do 2o ano do Ensino Médio o interesse pela pesquisa científica e o compromisso com o uso responsável da tecnologia. São apresentados aos estudantes temas de relevância social de maneira a instigá-los e questioná-los quanto à resolução de problemas de forma criativa. O estudante desenvolve seus projetos a partir da metodologia científica e os princípios da comunicabilidade, elementos que contribuem para a percepção da interdependência entre ciência, tecnologia e comunicação.  Como produto final da disciplina, os alunos apresentam o trabalho para uma banca examinadora de professores e no Congresso da Universidade Metodista de São Paulo.