Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Médio

por admin publicado 04/12/2015 11h09, última modificação 04/12/2015 11h09

O nosso processo ensino-aprendizagem baseia-se na contextualização do conhecimento e no desenvolvimento de competências e habilidades, favorecendo a construção da autonomia, da aprendizagem significativa e da postura ética, crítica e cidadã.

Projetos Interdisciplinares

Para contribuir com a formação acadêmica e humana dos nossos alunos são realizados projetos interdisciplinares como a Semana Literária e a Mostra da Ciência. A Semana Literária tem como objetivo propiciar momentos de aproximação do jovem com a literatura, contextualizando elementos sócio-históricos e suas experiências pessoais e sociais para que a Literatura tenha significado para a vida dos alunos.

A Mostra de Ciência tem como objetivo estimular o estudante no desenvolvimento de um trabalho teórico-científico-prático. Dessa forma o aluno é desafiado a utilizar todo o conjunto de conhecimentos construídos. Para ajudá-lo nessa tarefa e em outros trabalhos acadêmicos, foi introduzida na matriz curricular a disciplina de Iniciação Científica.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica tem como proposta despertar nos alunos o interesse pela ciência e o compromisso com o uso responsável da tecnologia. São apresentados aos estudantes temas de relevância social de maneira a instigá-los e questioná-los quanto à resolução de problemas de forma criativa. O estudante desenvolve seus projetos a partir da metodologia científica e os princípios da comunicabilidade, elementos que contribuem para a percepção da interdependência entre ciência, tecnologia e comunicação.

Tecnologia de EAD

O uso da tecnologia de EAD, no Ensino Médio é outra importante estratégia desenvolvida. Trabalhamos com uma proposta multidisciplinar, a partir de temas atuais que envolvem conceitos básicos da Biologia e da Geografia e a modificação humana realizada no meio ambiente. Esses conhecimentos, aliados ao uso da tecnologia, são trabalhados de forma a possibilitar que o educando seja propositivo, considerando as questões sócio-ambientais e a necessidade de buscar qualidade de vida aliada ao desenvolvimento humano e tecnológico.

Línguas

Para que nossos alunos tenham condições de inserção em um universo mais amplo trabalhamos com a concepção de excelência em línguas. A estratégia utilizada é a busca de certificação internacional em Espanhol e Inglês e a realização de intercâmbios de Espanhol no 9º do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio e de Inglês no 2º ano do Ensino Médio.
Orientação Vocacional

O trabalho de Orientação Vocacional inicia-se no 1º ano, encerrando-se no último ano do Ensino Médio, com Visitas Monitoradas às Universidades. Para esse trabalho contamos com o suporte dos cursos de Psicologia, Pedagogia e o Processo Seletivo do IMS que promovem debates, palestras, rodas de conversas com o objetivo de preparar os alunos para suas futuras escolhas.