Você está aqui: Página Inicial / Alunos do Ensino Médio participam de Feira das Profissões na Universidade Metodista

por marcello publicado 19/09/2019 11h54, última modificação 19/09/2019 11h54
Oficinas de cursos fizeram parte do evento

Ao final do Ensino Médio, é muito comum os estudantes se depararem com a seguinte dúvida: e agora? Qual profissão seguir? Decidir a carreira ideal para seu perfil e seus interesses é difícil, pois é uma escolha que pode fazer toda a diferença no futuro, uma escolha para a vida toda. Além de ser a entrada para a vida adulta, a profissão deve ser algo que desperte interesse e motivação para atingir os seus objetivos.

Pensando nisso, a Universidade Metodista de São Paulo promoveu, nos dias 17 e 18 de setembro, a Feira das Profissões, que aconteceu no Campus Rudge Ramos. Os alunos do Ensino Médio do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo participaram do evento e tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras da professora Ana Maria Martins: “Novas exigências do mercado de trabalho - Profissões do futuro e Como conquistar o mercado de trabalho. Vida acadêmica x estágio”.

Ana Maria Santana Martins é Mestre em Administração, Psicopedagoga, Pedagoga, Consultora Empresarial, diretora de treinamento da “Sonhos Literários”, coordenadora do curso de Graduação em Secretariado Executivo, coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Assessoria Executiva e Gestão de Eventos na Universidade Metodista de São Paulo, articulista de revistas e jornais, autora dos livros "Postura Profissional do Educador" e "E o que eu faço com essa tal de Boas Maneiras?", coautora do livro “Excelência no Secretariado” e apresentadora do programa "Questão de Atitude", na Rádio Sônica.

Segundo Ana Maria, o adequado é que os estudantes acessem os sites das universidades de interesse, escolham pelo menos dois cursos com os quais se identificam mais e pesquisem muito sobre cada um e sobre o que faz o profissional daquela área – atividades realizadas, ramos de atuação e média salarial. A professora recomenda que, na véspera do vestibular, os candidatos não estudem, mas tirem o dia para descansar, passear ao ar livre, dormir mais cedo e que, no dia da prova, cheguem mais cedo.

“Prestem muita atenção no que vocês querem da vida e escolham com muito amor”, finaliza a professora.

Os alunos puderam, também, assistir à palestra de Naiara dos Anjos, ex-aluna de Ana Maria no curso de Pós-Graduação em Assessoria Executiva, que contou um pouco sobre a sua trajetória profissional e experiência internacional.

Durante o evento, os docentes da universidade não falaram de um curso específico, mas em que o profissional de cada curso é habilitado e em que tipos de negócios e empresas ele pode trabalhar, além das diversas atividades que pode realizar com determinada formação. Alguns dos cursos que fizeram parte da feira foram: Letras – Língua Estrangeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Odontologia, Direito, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Biomedicina.

O evento promovido gerou muito entusiasmo entre os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, que participaram das oficinas de Fisioterapia, Odontologia, Direito e visitaram o laboratório de anatomia do Campus.

O aluno Enzo de Campos, do 3º ano, conta que sempre se imaginou na área de exatas, mais especificamente cursando Ciências da Computação.

Já as alunas Graciela Boareti e Julia Zanetti, do 3º ano, desejam cursar Medicina. A aluna Débora Galutti, do 1º ano do Ensino Médio, atleta e superinteressada nas oficinas apresentadas, está focada em cursar Nutrição ou Educação Física. “A Nutrição faz parte do rendimento do atleta”, comenta Débora, e se vê especializada em tudo o que envolve a saúde dos atletas.

Boa sorte e muito sucesso a todos os nossos alunos!

Confira as fotos do evento.