Você está aqui: Página Inicial / Alunos do 5º ano apresentam Cordel no Festival Literário 2019

Alunos do 5º ano apresentam Cordel no Festival Literário 2019

por isadora.caccia publicado 21/11/2019 21h47, última modificação 27/11/2019 21h24
Dia 18 de novembro alunos apresentaram os textos que criaram
Alunos do 5º ano apresentam Cordel no Festival Literário 2019

Desde o primeiro semestre as quatro turmas do 5º ano estão trabalhando em um projeto literário. Eles estudaram contos africanos e os transformaram em Literatura de Cordel. Além de produzirem um livro com as rimas criadas por eles, no dia 18 de novembro os alunos apresentaram por meio de dramatização os textos que criaram. Cerca de 100 alunos participaram da atividade.

“O objetivo foi colocar os alunos em contato com diferentes literaturas e estimular a expressividade. Além de aprender, eles se expuseram no palco e foram estimulados à expressão verbal e corporal”, afirma a coordenadora pedagógica do 4º ao 6º ano, Soraya Simão Reyes.

Mônica Martins é professora do 5ºB e explicou como foi o processo de criação dos estudantes. “Nós pegamos uma narrativa e montamos uma estrutura de cordel, ou seja, com a presença da sextilha (estrofe de seis versos). Eles foram atrás de uma estrutura de palavras e contaram a história em rimas”, explicou a educadora.

Ana Beatriz Fernandes é do 5º ano C. Ela nunca tinha entrado em contato com contos africanos e achou interessante o trabalho em equipe. “A professora de artes nos ajudou e todo mundo participou. Eu aprendi que o Cordel é do Nordeste e mais uma porção de coisas”, disse a aluna de 11 anos.