Você está aqui: Página Inicial / Alunos da Educação Infantil recebem seus avós no Colégio

Alunos da Educação Infantil recebem seus avós no Colégio

por Beatriz Bonaventura Failla publicado 10/12/2019 13h48, última modificação 11/12/2019 13h15
A celebração foi repleta de momentos especiais com a família
Alunos da Educação Infantil recebem seus avós no Colégio

No dia 9 de dezembro os alunos da Educação Infantil do período da manhã e da tarde receberam seus avós no Colégio para uma celebração especial.

O evento foi o encerramento do projeto “No tempo dos avós”. O projeto teve como objetivo mostrar às crianças um tempo diferente do atual, uma época em que existiam outras coisas, outras brincadeiras e menos tecnologia. Hoje eles se divertem muito com os computadores, tablets e jogos eletrônicos. Antigamente o vovô e a vovó também se divertiam muito, mas de outra forma.

A celebração começou com uma roda de leitura, onde todos sentaram-se no chão para a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho”, história conhecida entre todas as gerações, porém, em uma versão um pouco diferente da antiga.

“Esta atividade mostra para as crianças que os avós tiveram a mesma aprendizagem, a mesma bagagem que elas, que eles também foram crianças, alunos, que brincaram, aprenderam histórias, mas de uma maneira diferente”, comenta Marcia Gaubeur, professora da Educação Infantil do período da manhã.

A avó do aluno Leonardo Fernandes levou um teclado para que juntos pudessem relembrar algumas músicas conhecidas por ambas as gerações, como Samba Lelê, Peixe Vivo e Atirei o Pau no Gato (na versão adaptada “Atirei o Pão no Gato”).

“Nós resgatamos as brincadeiras e as cantigas de antigamente. Vivenciamos tudo isso com as crianças. Elas observaram objetos antigos como máquina de escrever, fita cassete e discos. Foi importante para que elas percebessem o quanto a tecnologia avançou e facilitou as nossas vidas, mas também o quanto foi importante a época sem tudo isso. As histórias da Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os Três Porquinhos, as brincadeiras de roda, Ciranda Cirandinha. Nós queremos resgatar estas tradições para mantermos esta memória cultural viva. Hoje os alunos convidam os avós para viverem momentos como este aqui na escola, no cotidiano deles”, conta Kelly Toscano, Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Metodista.

As crianças e seus avós também participaram de uma atividade na sala de artes, onde puderam brincar juntos e usar a imaginação criando desenhos e pinturas, pularam corda e brincaram de amarelinha, cabra-cega e ciranda cirandinha no pátio do Colégio.

“Nós estamos muito felizes em receber os vovôs e as vovós. Hoje eles vieram aqui para o encerramento do nosso projeto, que teve como objetivo, além de valorizar todos vocês, que participam de uma maneira incrível na vida destas crianças, cuidam com o maior carinho, agradecer e homenagear tudo o que vocês representam na vida delas”, finaliza Kelly.

A celebração foi encerrada com um delicioso café da manhã/tarde e com a entrega das pinturas feitas durante a atividade na sala de artes.

Os alunos da professora Karen Rocha, do período da tarde, finalizaram o evento com uma canção de Natal que anuncia o nascimento de Jesus.

Confira as fotos do evento.