Você está aqui: Página Inicial / Sobre o Colégio / Normas Escolares

Normas Escolares


Site do Colégio Metodista de Ribeirão Preto


Acesse o site do Colégio Metodista de Ribeirão Preto. Nele estão presentes todas as notícias do Colégio. Cada aluno e seu responsável recebe uma senha de acesso.www.colegiometodista.g12.br/ribeiraopreto.


Conduta do aluno


Para a organização da nossa escola, o aluno precisa compreender que o ambiente e o mobiliário são coletivos. Como consequência, as inadequações não serão permitidas. O aluno que infringir nossas normas de conduta receberá advertência conforme Regimento Escolar. Para faltas graves, haverá punições mais rigorosas. Os pais ou responsáveis serão avisados imediatamente.

 

O aluno deverá:

  • Comparecer pontualmente e uniformizado às aulas com todo o material solicitado e com a carteirinha.
  • Participar das aulas, fazer as tarefas e demais trabalhos solicitados. Se os alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio não cumprirem este item, o fato será registrado e comunicado aos pais.
  • Ler diariamente nos murais os avisos referentes à sua classe.
  • Comportar-se adequadamente dentro da escola, respeitando professores, funcionários e colegas.
  • Ocupar o lugar que lhe for destinado, zelando pela limpeza e conservação das instalações dos materiais e equipamentos da escola.
  • Colaborar com os professores e funcionários promovendo a integração, a ordem, a disciplina na sala de aula e nas demais dependências da escola.


É vedado ao aluno:

  • Trazer para a escola material que não foram solicitados pelo colégio (fone de ouvido, rádio, celular, estilete, joias, lâminas, skates, brinquedos, etc.). Deverá trazer somente o valor necessário para o lanche do dia e conservá-lo nos bolsos, de preferência.
  • Entrar e sair da aula sem autorização do professor.
  • Aglomerar-se nas portas das salas, nos intervalos entre as aulas, atrapalhando a entrada do professor e dos colegas.
  • Promover excursões, coletas ou campanhas de qualquer natureza, sem a prévia autorização da Direção.
  • Fumar ou portar bebidas alcoólicas nas dependências e nas proximidades da escola (Lei 9294/96).
  • Utilizar telefone celular durante o horário das aulas. (Lei Nº 12.730/2007)
  • Danificar o patrimônio do Colégio. Caso ocorra algum dano o aluno será notificado e o custo da reposição será repassado para à família.

 

Responsabilidade dos Pais

  • Verificar diariamente a agenda de seu filho, assinando todos os recados existentes.
  • Colaborar para que seu filho respeite os horários de entrada e de saída.
  • Justificar, sempre que possível, a ausência do aluno, principalmente se esta ocorrer por motivo de saúde; se o aluno estiver sendo medicado, usar a agenda para informar à coordenação.
  • Participar dos encontros de pais, professores e direção, reuniões pedagógicas e eventos promovidos pela escola.

 

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar


A avaliação é um processo que revela a evolução do desempenho do aluno. Ela está presente no dia-a-dia, a cada participação da criança.
Formalmente, todo aluno tem direito a duas avaliações, no mínimo: uma mensal e outra bimestral. A graduação varia de zero a dez.

Durante o ano, a nossa média para aprovação sem exame final será 6,0 (seis). O aluno poderá realizar exames finais em todas as disciplinas, mas, na recuperação final, o limite será de 3 disciplinas e a média mínima necessária será 5 (cinco).

A maior nota da recuperação é 6,0 (seis), a fim de que o aluno não se acomode durante os bimestres. As notas das recuperações são substitutivas, isto é, elas substituem as médias menores. O objetivo é garantir a compreensão dos conhecimentos prévios para prosseguimento da aprendizagem.
Para alunos do 1º ao 5º ano, as recuperações são semestrais e para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, são bimestrais.

Da Avaliação da Segunda Chamada

Para ter direito a 2ª chamada de avaliações bimestrais, o aluno deverá justificar à coordenação até 2 dias após a realização da prova a que deixou de comparecer, o motivo da ausência. Se for por motivo de doença, comprovado com atestado médico, não haverá custo. Na falta de atestado, a avaliação terá um custo de R$ 39,00.

Entrevistas


Para entrevistas com professores, o pai deverá agendar, na coordenação, horário e data. 

A Direção e as Coordenações do Colégio Metodista sempre estarão à disposição das famílias, para juntos, proporcionarem as melhores condições para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

 

Normas gerais de funcionamento da escola

A escola possui dois períodos de funcionamento: manhã e tarde.


Horários

Manhã

Educação Infantil: 7h10 às 11h40
Ensino Fundamental (1o ao 5o ano): 7h10 às 11h40
Ensino Fundamental (6o ao 9o ano): 7h10 às 11h40 / 12h30
Ensino Médio: 7h10 às 12h30 / 13h20

Tarde

Educação Infantil: 13h às 17h30
Ensino Fundamental (1o ao 5o ano): 13h às 17h30
Durante o período de aulas, não é permitida a saída de alunos sem a autorização da coordenação. Para saídas antecipadas, é preciso autorização por escrito dos pais. Se houver mudança do responsável pela busca da criança, na saída, haverá necessidade de autorização por escrito do responsável.


Uniforme Escolar


O uso do uniforme é obrigatório para a identificação dos alunos no espaço escolar e segurança externa. Portanto é obrigatório o uso da camiseta, bermuda e tênis. NÃO SERÃO PERMITIDOS SHORTS estampados, calças customizadas, rasgadas e BONÉS. O aluno deve trajar-se com adequação.

 

Assiduidade

Há necessidade de 75% de frequência às aulas, por disciplina durante o ano letivo.


Educação Física


Serão dispensados das aulas de Educação Física alunos com problemas de saúde, que apresentarem atestados médicos ou aqueles que comprovarem 6 (seis) horas diárias de trabalho.


Boletim escolar


Será entregue bimestralmente nas Reuniões de Pais e Mestres. Estará ainda à disposição no site do Colégio (www.colegiometodista.g12.br/ribeiraopreto).


Capela


A capela de nossa escola é muito aconchegante. É o espaço ideal para reflexão e encontro com Deus. Ela é utilizada para aulas de Ensino Religioso e celebrações diversas.

Biblioteca


A Biblioteca, indispensável como recurso didático, fortalece as bases da educação, dá suporte aos projetos pedagógicos e promove a leitura, visando o amadurecimento e a socialização do aluno.

Todos os alunos estão inscritos na biblioteca, a qual possui regulamento interno para empréstimos de livros e utilização do ambiente.