Você está aqui: Página Inicial / Sobre o Colégio / Apresentação

por kesia publicado 29/01/2016 10h10, última modificação 09/08/2017 16h45

Colégio Metodista de Ribeirão Preto

No final do século XIX, a cidade de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo - Brasil ficou famosa por possuir terra roxa, produzir e exportar café. A cidade, naquele período, era essencialmente rural.

Leonora Smith, missionária norte-americana, empenhou-se em inaugurar uma escola em nossa cidade, mas não conseguiu recursos em seu país para a fundação da referida escola. Mesmo com dificuldades, Leonora Smith não desanimou. No dia 5 de setembro de 1899, na Igreja Metodista de Ribeirão Preto, com 9 alunos, foi fundado o Colégio Metodista. Como a cidade era essencialmente católica, as matrículas eram raras para uma escola protestante, mas a resistência foi vencida com o tempo.

Em 1914, o Colégio mudou para o prédio atual. Em 1950, por solicitação dos membros da Igreja Metodista, foi criado o curso ginasial. O primeiro diretor foi o Prof. Waldemar Arruda e em 1973, foi construído o prédio anexo para ampliação das atividades no Colégio. As missionárias norte-americanas permaneceram em Ribeirão Preto até 1949.

Nossa Visão como Colégio Confessional:

Ser reconhecido pela excelência em educação, fundamentada nos valores cristãos a serviço da comunidade de forma inovadora, autossustentável e socialmente responsável.

Nossa Missão:

Oferecer uma formação educacional melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com uma prática libertadora, segundo a missão de Jesus Cristo.

Objetivo

A partir da conscientização da nossa filosofia institucional, fica claro o objetivo geral da Educação Metodista no Brasil, que é oferecer situações favoráveis ao desenvolvimento da criança e do adolescente, utilizando metodologia que incentive a iniciativa, a criticidade, a criatividade, a solidariedade, em oposição à memorização, à reprodução e ao individualismo. Nosso colégio atende desde a educação infantil ao ensino médio.

Diretora Pedagógica

Profª. Ms. Shirlei Debussi Pissaia