Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Biblioteca

por thiago publicado 28/01/2016 18h45, última modificação 31/10/2017 09h11

História

A escolha do patrono da Biblioteca do Colégio Metodista de Ribeirão Preto não foi por acaso, pois o Bispo César Dacorso Filho foi o primeiro bispo eleito no Brasil, em 1934.

A história da Biblioteca possui duas fases bem delimitadas: antes e depois de 1995.

A partir do início do curso ginasial, em 1950, a Biblioteca foi se organizando em espaço pequeno, pouco apropriado, mas que possibilitava silêncio para leituras e pesquisas.

Seu acervo incluía livros de Literatura Brasileira e Portuguesa, enciclopédias, vários livros acadêmicos sobre os mais diferentes assuntos. Na época, havia poucas livrarias, poucas edições de livros, por isso, era muito importante o controle de retirada e de entrega dos livros.

Na década de 70, com a instalação de cursos técnicos, especialmente no período noturno, a demanda cresceu e foram adquiridos alguns livros técnicos. Nessa ocasião, a Biblioteca mudou de espaço, proporcionando melhores condições de pesquisas e de estudos em grupo.

Considerada prioritária para uma escola que incentiva a leitura, a compreensão de textos e a pesquisa, em 1995 foi construído amplo local climatizado para a Biblioteca, com mobiliário funcional: mesas redondas, prateleiras abertas, além da aquisição de muitos livros, especialmente infanto-juvenis. A nova fase da Biblioteca foi inaugurada com a presença de familiares do Bispo César Dacorso Filho.

Atualmente conta com mais de 15.000 livros, além de publicações periódicas, que são revistas e gibis. Os alunos podem retirar os livros, realizar trabalhos em grupos, sempre com a segura orientação de uma bibliotecária. O colégio vem trabalhando para tornar nossa biblioteca um local mais atraente e acolhedor para os alunos, pais e funcionários.

A Biblioteca tornou-se local movimentado, pois todos os professores de Português, além das pesquisas, levam seus alunos para leituras semanais. Crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio rotineiramente retiram e entregam livros do acervo. Além disso, datas especiais tornam-se projetos, como o Dia da Biblioteca, o Dia do Livro, Projeto Leitura nas férias, Projeto Bom Leitor, além de encontros com autores dos livros e atividades de incentivo à leitura.

Atualmente pode-se contar com a orientação da bibliotecária Ellen Rodrigues de Matos Souza.