Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Biblioteca

Biblioteca

A escolha do patrono da Biblioteca do Colégio Metodista de Ribeirão Preto não foi por acaso, pois o Bispo César Dacorso Filho foi o primeiro bispo eleito no Brasil, em 1934.
A história da Biblioteca possui duas fases bem delimitadas: antes e depois de 1995. A partir do início do curso ginasial, em 1950, a Biblioteca foi se organizando em espaço pequeno, pouco apropriado, mas que possibilitava silêncio para leituras e pesquisas.

Seu acervo incluía livros de Literaturas Brasileira e Portuguesa, enciclopédias, vários livros acadêmicos sobre os mais diferentes assuntos. Na época, havia poucas livrarias, poucas edições de livros, por isso, era muito importante o controle de retirada e de entrega dos livros.

Na década de 70, com a instalação de cursos técnicos, especialmente no período noturno, a demanda cresceu e foram adquiridos alguns livros técnicos, nessa ocasião, a Biblioteca mudou de espaço, proporcionando melhores condições de pesquisas e de estudos em Grupo. Considerada prioritária para uma escola que incentiva a leitura, a compreensão de textos e a pesquisa, foi construído amplo local climatizado para a Biblioteca, com mobiliário funcional: mesas redondas, prateleiras abertas, além da aquisição de muitos livros, especialmente infanto - juvenis, sendo a nova fase da Biblioteca foi inaugurada em 1995, com a presença de familiares do Bispo César Dacorso Filho.

Atualmente conta com mais de 15000 livros, além de periódicos e hemeroteca, isto é, arquivo de recortes de jornais. Os alunos podem retirar os livros, acessar a Internet, realizarem trabalhos em grupos, sempre com a segura orientação de uma bibliotecária.

A Biblioteca tornou-se local movimentado, pois todos os professores de Português, além das pesquisas, levam seus alunos para leituras semanais. Crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio rotineiramente retiram e entregam livros e pagam multas, quando não os entregam no prazo. Além disso, datas especiais tornam-se projetos como o Dia da Biblioteca, o Dia do Livro, Dia de Monteiro Lobato, Projeto Leitura nas férias, além de vários encontros com autores dos livros.

Atualmente pode-se contar com a orientação da bibliotecária Aline Mendes do Nascimento e com o apoio da estagiária Giovanna Maria Celestini.