Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Metodologia

A nossa metodologia está diretamente relacionada com a nossa filosofia.

Se queremos formar um cidadão comprometido com o seu semelhante, que tenha iniciativa e que seja crítico e criativo, não podemos utilizar uma metodologia individualista.

Por isso, nossa metodologia é socioconstrutivista, isto é, nossas crianças e adolescentes pesquisam, através de livros, enciclopédias, laboratórios, sempre através de pistas e da orientação do professor e/ou dos grupos dos quais participam.

Acreditamos que a participação dos alunos em grupos, torna-os capazes de sustentar seus argumentos, de aceitar a opinião do outro, de partilhar suas experiências e seus conhecimentos.

Acreditamos ainda que aquele que ensina também aprende, na integração. Por isso, torna-se fundamental a interação professor-aluno; aluno-professor; professor-grupo.

Para isso utilizamos recursos especiais como salas-de-leitura, laboratório de ciências, matemática, informática, física, química, sala de produção de textos etc.

Visando à integração entre os diversos cursos, temos introduzido projetos, a fim de mantermos o interesse, o significado e a integração entre alunos da mesma série, do mesmo curso ou até entre cursos diferenciados.

Temos trabalhado com integração e sequenciação entre os cursos. Assim, um projeto pode envolver a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por exemplo.

Na verdade buscamos uma mesma linha de trabalho. Daí nossos projetos são de pequeno, médio e longos prazos.

A partir dos nossos objetivos, elaboramos projetos que, muitas vezes, são iniciados na Educação infantil e são concluídos no Ensino Médio. Outras vezes, eles se esgotam em um bimestres ou um semestre, em uma mesma série.