PAP 2017
PAP (Programa de atualização Pedagógica) 2017
“Estamos juntos e unidos pelo mesmo ideal”.
“Na vida nada é definitivo, conceitos ou posicionamentos”.
Há que analisá-los sempre, revê-los, mudá-los.
Talvez seja esta a grande lição do amadurecimento: conseguir reformular.
Os gregos já sabiam disso e diziam: Nunca se mergulha a mão na mesma água. Tudo é movimento, tudo passa. Esta, talvez seja a essência primeira da vida”.
Tema: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DO EDUCANDO Propõe a reflexão do papel do professor, trabalhando sua importância e autoestima para que possa iniciar com entusiasmo o ano letivo. Contextualiza o conceito de educação, o papel da escola, repensa a prática rumo a educação de qualidade e a promoção da aprendizagem significativa dos alunos, abordando quais são as ideias pedagógicas para a Educação do Século XXI.
Professora: Cristiane Coutinho.
A montagem de um projeto de ensino deve levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir que o aluno aprenda.
Planejamento Escolar
Clareza e objetividade acerca das ações pedagógicas: com “foco” em uma “aprendizagem” efetiva.
Planejamento na escola é uma prática coletiva permanente e como toda prática precisa sempre ser Revista.
O foco ao definir novas estratégias é visando os “melhores resultados” no processo educacional.
Planejar = Preparar, (simples assim).
É muito mais fácil e natural para a mente incorporar atitudes menores do que se impor metas ambiciosas de transformação.
Não chegaremos a lugar nenhum decidindo mudar tudo exatamente agora. Vamos aos poucos, passo a passo.
Nosso foco deve estar no processo para chegarmos ao resultado. É o comportamento atual que mudará o futuro.
Vamos juntos passo a passo.
- Sempre observar comportamentos.
- Sempre acompanhar debates.
- Sempre detectar tendências.
Depois dos desafios vencidos em 2016, vamos nos preparar para 2017 com o mesmo entusiasmo de sempre e sem jamais desanimar diante de qualquer obstáculo.
Estamos juntos e unidos pelo mesmo ideal em mais um ano letivo que se inicia.
“O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.
Metas- conteúdos- estratégias metodológicas.
Nova Escola
“Segundo Celso Vasconcelos, doutor em educação, diretor do Centro Pesquisas, formação e Assessoria Pedagógica e autor de diversos livros sobre a questão a elaboração do planejamento tem como elementos básicos: a finalidade, a realidade e o plano de ação.
“Acima de tudo, nessa hora o professor tem de assumir seu papel, pois o planejamento é uma organização de intencionalidades”. Afirma.
Danilo Gandin, do Instituto Latino Americano de Planejamento Participativo e autor do livro “Planejamento na sala de aula”. Ele chama essa etapa Para quê? (Do Plano do Professor).
Sair do nível como e incluir o que fazer e para quê.
O segundo passo para o bom planejamento é levar em conta a realidade da qual fazem parte professores, escola e alunos. Em termos gerais, isso significa considerar aspectos sociais da comunidade, problemas e necessidades locais e, por fim, a diversidade dentro da sala de aula. A questão da diversidade vai além das questões culturais e de vivência.
Inclui os diferentes graus de conhecimento entre os alunos sobre determinados conteúdos. Por esse motivo, o planejamento inicial já sofre modificações nas primeiras semanas de aula, de acordo com as características das turmas e seus níveis prévios de conhecimento. “ Mesmo um professor com longa experiência no Magistério precisa de um planejamento anual, pois não se trata só de saber o conteúdo a ser transmitido. Há toda essa série de variáveis”, pontua Gandin.
Fechamento
(Orientação cotidiano)
-Plano de aula (Revisão)
-Avaliações
*Mensais
*Trabalhos/ Atividades/ Leituras
*Bimestrais
CONFIRA NOSSA GALERIA DE FOTOS CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO: