Você está aqui: Página Inicial / Enem 2019 - Dicas para ter uma prova tranquila e sem surpresas

Enem 2019 - Dicas para ter uma prova tranquila e sem surpresas

Enem 2019 - Dicas para ter uma prova tranquila e sem surpresas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atualmente é a porta principal de acesso ao ensino superior em instituições de ensino brasileiras. Ele substituiu o vestibular tradicional em milhares de universidades do país e hoje faz parte do calendário dos alunos que estão finalizando o ensino médio. Este ano as provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.  

Vai fazer o exame no próximo domingo? Confira algumas dicas para não ter surpresas.

Checar o local da prova

Confira com antecedência em seu cartão de confirmação, o endereço, o prédio e a sala onde o seu exame será aplicado. Caso a prova ocorra em um local que você não conheça, vale a pena confirmar no mapa o melhor trajeto. Se for possível, visite o local das provas e aprenda como se deslocar até lá.

É recomendável sair de casa com bastante antecedência para evitar imprevistos.  

Durma cedo

Na véspera do Enem, o ideal é que o candidato consiga dormir pelo menos oito horas.  Descanse e evite revisar os conteúdos poucas horas antes da prova. Se a sua mente estiver relaxada, consequentemente o seu desempenho será melhor.

Alimente-se bem

Tome um café da manhã saudável, evite comer frituras e beba bastante água. Para não ter fome durante a prova e ter mais energia para resolver as questões, levar uma fruta ou uma barrinha de cereal são boas pedidas.

Vista roupas confortáveis

Não esqueça que você irá permanecer sentado por volta de 5 horas fazendo a prova do Enem. Vestir roupas e sapatos confortáveis é fundamental. Lembre-se também de levar um casaco, caso a temperatura do ar-condicionado da sala estiver muito elevada.  

Materiais e documentos

Não é permitido usar lápis, borracha e canetas que não sejam transparentes. A caneta utilizada para o caderno de respostas deve ser esferográfica e de tinta preta.

Não esqueça de levar seu documento de identificação. Só serão aceitos: carteira de identidade, carteira de registro nacional obrigatório, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira de motorista (CNH).

Mantenha a tranquilidade e tenha uma ótima prova! Estamos torcendo por você.