Você está aqui: Página Inicial / Projetos do Izabela Hendrix ajudam alunos a se destacarem no ENEM

Projetos do Izabela Hendrix ajudam alunos a se destacarem no ENEM

Obter bons resultados no exame e em outros vestibulares concorridos é meta constante

O Colégio Metodista Izabela Hendrix incentiva e auxilia seus estudantes para que eles possam conquistar seus objetivos de futuro em boas instituições de ensino superior, a fim de que o almejado sucesso profissional seja uma realidade. Para isso, a instituição tem projetos que aprimoram os estudos dos alunos e melhoram suas habilidades no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares de instituições conceituadas.

O currículo do ensino médio norteia-se nos princípios pedagógicos da diversidade, autonomia, interdisciplinaridade, contextualização e formação humana; e utiliza metodologias voltadas para possibilitar a aquisição de competências e habilidades para o ENEM e processos seletivos de instituições privadas de ensino superior cujas concorrências ainda são muito acirradas.

De acordo com a coordenadora geral do colégio, professora Graciete Maria de Oliveira, como etapa final da educação básica, no ensino médio o jovem deve, além de dominar conteúdos, aprender a relacionar-se com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora. “Nosso objetivo é aprofundar a articulação e o tratamento crítico dos conteúdos, preparando o aluno para as principais avaliações nacionais”, comenta.

No Izabela Hendrix, além dos conteúdos pragmáticos, é inserido no planejamento o trabalho com os descritores cobrados na matriz do ENEM. “Os itens inseridos em nossas avaliações, bem como os simulados aplicados ao longo de cada ano, têm o objetivo de exercitar e direcionar os alunos aos mecanismos adotados pelo ENEM; atividades, trabalhos, pesquisas, aprofundamentos e leituras extras potencializam aprendizagens significativas”, explica.

A coordenadora afirma que a formação escolar do Izabela contempla um espaço aberto para o diálogo em busca do aprimoramento pessoal, o que torna o aluno autônomo e produtivo. “Esperamos que o estudante conte com todos os conceitos trabalhados na sua escolarização, utilizando habilidades de síntese, explicação, análise e conclusão. Nesse sentido, ele precisa ter organização e persistência no estudo”, conclui Graciete.

Projetos 2017

Trabalho com a plataforma MISSU – plataforma incentiva os estudantes a ingressar na carreira universitária e profissional, com simulados, treinos diários, conteúdos exclusivos e dicas. O aluno pode realizar treinos com questões oficiais, simulados e provas anteriores, tanto do ENEM como da FUVEST e de diversas universidades públicas e privadas.

Orientação Vocacional – acompanhamento e orientação vocacional dos alunos do Ensino Médio, através de palestras com profissionais, visitas às universidades e dinâmicas, entre outras ações.

Olimpíadas do Conhecimento – incentiva a participação dos alunos nos diversos certames promovidos em nível estadual e nacional.

Oficina de Redação – momento intensivo de trabalho com a produção de texto, extra-horário de aula. Oferecido no 2º semestre aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, abordando os temas com maior probabilidade de serem exigidos no ENEM.

Aplicação de simulados – atividade acontece durante o ano, de forma on-line ou presencial, também nos moldes do ENEM.