Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de Iniciação Científica estimula alunos à pesquisa e elaboração de projetos

Projeto de Iniciação Científica estimula alunos à pesquisa e elaboração de projetos

No momento em que chegam ao Ensino Médio no Colégio Metodista Izabela Hendrix, os alunos do 1º ano já são envolvidos em um ambiente acadêmico e de pesquisa. Toda semana, a turma tem um encontro com o professor de Física Carlos Wagner Vieira de Calais, para desenvolver o Projeto de Iniciação Científica, inserindo os estudantes em atividades práticas que promovem o intercâmbio de informações em ciência e tecnologia.

O Projeto estimula os alunos na pesquisa de temas da área de Ciências da Natureza, e, a partir de tais temas, desenvolvem um projeto de investigação, com a mediação do professor. Após cada pesquisa/investigação realizada, os jovens pesquisadores elaboram um relatório científico, no qual explicam as etapas e os resultados encontrados. Quando chegarem à etapa de finalização das pesquisas, será proposto o desenvolvimento de um projeto, que deverá ser construído com base em um edital, que culminará em uma competição de grupos avaliados e premiados.

De acordo com a equipe pedagógica, o Projeto de Iniciação Científica é mais uma das formas do Colégio Izabela Hendrix trabalhar a “formação integral dos alunos, conduzindo-os à aquisição de hábitos intelectuais e de novas competências”.

Confira algumas fotos de um dos encontros semanais de pesquisa (passe o mouse para avançar):

Atividade de Iniciação Científica - Colégio Izabela Hebdrix - 1º EM - 2018  

Também é possível acessar as fotos aqui.