Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dicas preciosas para os dias das provas do Enem

Dicas preciosas para os dias das provas do Enem

Dicas preciosas para os dias das provas do Enem

Você estudou, pesquisou, fez trabalhos e se preparou ao longo dos últimos três anos e em todo este tempo, uma sigla te acompanhou: Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pois agora é chegada a hora de realizar o esperado exame, que muito pode contribuir para o seu futuro e carreira universitária.

Mas agora também é momento de buscar a calma. Tudo o que você estudou, o que fez para chegar a este momento está aí com você, em algo que se tornou outra palavra: conhecimento. Você se dedicou, então, seu conhecimento estará dentro de você em todo o momento da prova. Assim, respire suave e com tranquilidade se encaminhe para a realização do Enem.

Entre todas as coisas que você precisa dar foco para fazer a prova, queremos te lembrar de alguns detalhes importantes antes de tudo:

- O principal: as provas serão nos dias 05/11 e 12/11. Neste domingo (05), a prova terá a duração de 5 horas e meia, e será composta da Redação e provas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. As provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias acontecerão no segundo domingo (12) e terão 4 horas de duração.

- Importantíssimo: a abertura dos portões dos locais de prova será a partir das 12h e fecharão pontualmente às 13h. O início das provas está previsto para as 13h30. Então, é bom chegar com bastante antecedência, pois o candidato que chegar após o fechamento dos portões não poderá realizar o exame. Confira mais uma vez o local de sua prova e não se esqueça que no dia do exame pode haver trânsito, entre outros imprevistos. Antecedência é uma palavra-chave.

- O que levar: não esqueça do documento original com foto e cartão de confirmação de inscrição. Os materiais permitidos são caneta esferográfica de cor preta e feita em material transparente. É permitido que os candidatos levem alimentos nos dias de prova. Caso o alimento seja guardado em pote, este deve ser transparente.

- Não é permitido: lápis, lapiseira, borracha, caneta fabricada de material não transparente, manuais, livros, anotações e dispositivos eletrônicos de qualquer espécie. Também não é permitido o uso de óculos escuros, chapéus, bonés, viseiras, gorros ou similares. É proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das mesmas.

- Descanso: na véspera das provas, procure relaxar e descansar bem. Evite dormir muito tarde, para que você esteja bem disposto durante a realização do exame.


Estas são dicas fundamentais para que você aproveite tudo o que fez até agora. Faça a prova com seriedade e responsabilidade, pois o Enem é uma das portas de entrada para muitos grandes vestibulares pelo País. Aproveite a oportunidade

Uma boa prova a todos os alunos e alunas.