Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Criação de jogos faz conhecimento ganhar forma entre alunos do Ensino Fundamental

Fomentar a criatividade e propor desafios que levem os futuros profissionais a compreender que eles serão os protagonistas do futuro. O dia a dia do Colégio Metodista Izabela Hendrix é assim; e não poderia ser diferente no final de ano, quando ciclos se encerram e se renovam. No último dia 22, a realização de uma atividade estimulou os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu na criação, pelos estudantes, de um jogo que tivesse como base o conhecimento histórico adquirido no decorrer deste ano.

A tarefa foi conduzida pelo professor de História Thiago Coelho. “Minha intenção, ao pedir que eles fizessem essa atividade, foi incentivar a criatividade inerente à idade, associada à pesquisa histórica, fazendo com que eles revisassem conceitos estudados no decorrer do período”, detalha o docente.

Para que a elaboração do projeto fosse completa, todos os grupos tiveram que preparar um pequeno livro de regras e apresentar o funcionamento do jogo, bem como seus dados históricos, para a turma e para o professor. Depois, para ver se tudo faria sentido – e fez –, eles jogaram seus jogos, se divertiram e compreenderam suas ideias de modo tangível. É assim, fazendo o conhecimento ganhar vida, que formamos os cidadãos de um tempo que é sempre novo.

Criação de jogos