Confecção de caleidoscópio reflete inúmeras formas de lidar com o conhecimento
No mês de novembro, quando as cortinas do período letivo começavam a se fechar, os alunos do 2º ano do Ensino Médio desenvolveram um trabalho em grupo para abrir possibilidades e percepções. Em uma aula da disciplina Matemática II, eles construíram caleidoscópios e aplicaram os conhecimentos adquiridos acerca de geometria plana e prismas. A atividade foi coordenada pelos professores Carlos Pongelupe e Polyana Guimarães.
A atmosfera lúdica e envolvente da oficina permitiu aos estudantes vivenciar os conceitos expostos nas aulas, realizando cálculos com as medidas da peça construída, como área lateral, área total e volume do sólido. “A confecção do caleidoscópio tornou mais significativa e presente a matemática na sala de aula”, destacou a professora Polyana. Ela salientou que a geometria faz parte do nosso dia a dia. “Em todo momento estamos utilizando conhecimentos geométricos em nossos afazeres, seja nas construções, nas embalagens de diversos produtos etc.”, explica.
O aluno Natan Castro, que participou da atividade, afirmou que a professora soube fazer da aula um momento aprazível de prática e aprendizado. “Conseguimos calcular volume, área e resultados de forma descontraída. Foi bem legal”, relata. Polyana acrescentou que “o estudo da geometria é indispensável para o pleno desenvolvimento do ser humano, pois ajuda na compreensão do mundo, desenvolvendo o raciocínio lógico e as habilidades de visualização e de orientação no espaço”. Ela garantiu que tudo isso proporciona um melhor entendimento de outras áreas do conhecimento.