Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Izabela Hendrix cria espaço interativo para alunos

Colégio Izabela Hendrix cria espaço interativo para alunos

O Colégio Metodista Izabela Hendrix inaugurou neste semestre um novo espaço direcionado aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Chamado ‘Faz de conta’, a proposta do ambiente é que as crianças brinquem, exercitem a fantasia e desenvolvam habilidades fora da sala de aula.

A coordenadora pedagógica, professora Débora Ribeiro, falou sobre como o espaço foi pensado para auxiliar na aprendizagem. “O ‘faz de conta’ é a maneira como a criança começa a interagir com o mundo à sua volta, trazendo um amadurecimento social, emocional, físico e intelectual. Quando a criança brinca, ela representa papéis, cria interações e situações que ajudam a desenvolver habilidades motoras e psicológicas, além de trazer benefícios na psicomotricidade e coordenação espacial”, disse.

Débora ainda falou sobre o papel do Colégio na iniciativa e a relevância para os alunos. “A escola tem um importante papel no brincar, pois na educação infantil o desenvolvimento se dá por meio principalmente de brincadeiras. Isso é importante para o crescimento dos alunos que podem se expressar, conhecer a si e ao outro, e desenvolver a capacidade de resolver conflitos e explorar o ambiente no qual estão inseridas. É importante trabalhar desde o início do ensino fundamental, na fase de 6 a 7 anos, a questão do social para observar a interação e o comportamento com os colegas”, comentou.

A dinâmica de funcionamento do espaço consiste na representação de personagens, profissões e histórias que fazem parte do cotidiano das crianças. “O ‘faz de conta’ é um jogo simbólico, em que as crianças podem representar a realidade que vivem, brincando de serem outras pessoas dentro de um espaço criado na imaginação de cada um”, explicou Débora.

A sala conta com diversos brinquedos como: casinha, fogão, geladeira, chave de fenda, martelo, serra, uma marcenaria, bonecas, carrinhos e panelas. No espaço, as crianças podem explorar os itens de acordo com a imaginação e com olhar que casa uma traz da própria realidade.

BNCC
Além de explorar a imaginação e a criatividade, a proposta do espaço está alinhada às diretrizes da Base Comum Curricular (BNCC). “A mudança na BNCC vem para dar embasamento neste modelo de educação e tem como essência exercer o brincar, que as escolas não podem perder, além de observar algumas questões pedagógicas”, explicou a coordenadora.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidade para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.

Brinquedoteca
A sala onde está o espaço “Faz de conta” contará também com uma brinquedoteca. A professora Débora Ribeiro explicou como será utilizado. “A sala foi dividida em dois ambientes e um deles funcionará como brinquedoteca. A proposta é ser um ambiente em que a criança possa sair um pouco do espaço de sala de aula, de forma livre para brincar com mais tranquilidade, conforto e trabalhando a ideia de exercer atividades em conjunto”, disse.

A brinquedoteca conta com jogos lógicos e pedagógicos, que trabalham cores, formas, a parte sensorial e promovem uma aprendizagem interdisciplinar.