Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Colégio Izabela Hendrix debatem sobre anorexia e bulimia

Alunos do Colégio Izabela Hendrix debatem sobre anorexia e bulimia

No primeiro semestre de 2018, durante as aulas de ciências ministradas pela professora Andrea Esther Battaglia, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental foram desafiados a estudar um assunto delicado, porém oportuno para a idade deles: bulimia e anorexia. 

Cada aluno fez uma pesquisa em livros, sites e também em blogs e páginas do Instagram e Facebook de pessoas que já passaram ou que ainda passam por esses problemas. Eles também consultaram psicólogos e nutricionistas. Cada aluno preparou um trabalho escrito e, em seguida, o assunto foi discutido em sala quando eles tiveram a oportunidade de falar sobre o que aprenderam. 

Embora o tema seja importante de ser discutido nesta idade, percebe-se que ainda é um tabu, pois poucas famílias já conversaram sobre isto em casa. Nesse sentido, a atividade abriu o espaço para o diálogo, para o esclarecimento de dúvidas e como um alerta para os estudantes. 

Na segunda etapa do trabalho, o tema tratado foi o transplante de rim. Também em forma de debate, os alunos apresentaram as pesquisas e eles mesmos alertaram sobre a necessidade de ter uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e um consumo adequado diário de água, além de evitar bebidas alcoólicas, drogas e demais hábitos que levam a um mau funcionamento do organismo. 

Os debates colocaram os alunos no protagonismo da discussão. Durante as pesquisas eles descobriram muitas coisas interessantes e ficam ansiosos por compartilhar com os demais colegas suas descobertas. O grau de participação dos alunos foi elevado e a atividade teve o objetivo de desenvolver a escuta e a capacidade de expressão dos estudantes. Durante a realização dos trabalhos, percebeu-se também grande envolvimento das famílias na elaboração das atividades.