Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia os 50 anos do Cogeime

Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia os 50 anos do Cogeime

por marcello publicado 09/06/2017 15h26, última modificação 09/06/2017 15h26
Cerimônia contou com série de discursos de lideranças metodistas e parlamentares
Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia os 50 anos do Cogeime
Clique para ampliar

 

Na manhã do dia 8 de junho, a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Cogeime - Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação.

A cerimônia foi convocada por meio de requerimento do deputado federal Áureo Lidio Moreira Ribeiro (Solidariedade/RJ), que comandou a sessão cujo objetivo foi reconhecer o trabalho feito pelo Cogeime em prol da educação no Brasil na nos últimos 50 anos.

A mesa que compôs o plenário da Câmara teve Robson Ramos de Aguiar, Diretor Geral da Educação Metodista; Henrique Sartori, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação; Valdecir Barreros, presidente do CONSAD – Conselho Superior de Administração do Cogeime; Afrânio Gonçalves, representante institucional do Cogeime em Brasília; e a Reverendíssima Bispa Hideíde de Brito Torres, presidente da 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista e representante do Colégio Episcopal na cerimônia. Também estiveram presentes Fabio Botelho Josgrilberg, Diretor Nacional de Ensino Superior da Educação Metodista, e Debora Castanha, Diretora Nacional de Educação Básica da Educação Metodista.

A Sessão Solene teve execução do hino nacional brasileiro e apresentação de vídeo institucional do Cogeime e das Instituições Educacionais Metodistas. Após a etapa inicial, uma série de discursos de tributos e agradecimentos marcaram a cerimônia. “É uma honra poder estar aqui nesta manhã em um momento singular e significativo que vem marcar a história do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação e, portanto, da Educação Metodista no Brasil”, disse Robson Ramos de Aguiar, Diretor Geral da Educação Metodista.

Rodrigo Maia (Democratas-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, mesmo ausente devido a um compromisso externo, enviou pronunciamento para a ocasião. “A presença metodista na educação brasileira é conhecida e respeitada tanto pela longevidade quanto pelo nível que desde cedo a caracterizou”, escreveu o parlamentar.

Assim como Robson Ramos de Aguiar, Henrique Sartori destacou o caráter histórico da cerimônia e apontou os méritos do Cogeime para a homenagem recebida. “As instituições metodistas possuem destaque em suas avaliações, mas também em sua atuação social. Isso se reflete nas certificações recebidas, que atestam o bom desempenho dos alunos e as ações de assistência social”, lembrou o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.

O discurso de Valdecir Barreros, presidente do CONSAD – Conselho Superior de Administração do Cogeime, relembrou que, em meio aos 50 anos do Cogeime, era importante lembrar também dos 136 anos de presença da Igreja Metodista na educação brasileira. “É algo de grande importância que dezenas de escolas e instituições de ensino superior vinculadas a uma igreja protestante sobrevivam ao Brasil dos séculos XIX e XX para permanecerem ativas e relevantes no século XXI”, explicou.

A presença da educação como elemento fundamental da missão da Igreja Metodista foi uma questão lembrada em vários momentos durante o evento. “Como parte do esforço republicano em prol da educação de qualidade e da pluralidade, foram criadas instituições educacionais que reafirmam a visão do movimento metodista mundial e as diretrizes de John Wesley: a Igreja e a educação como organizações indissociáveis”, ressaltou Robson Ramos de Aguiar. O discurso de Valdecir Barreros abordou o mesmo tema: “A Igreja Metodista prioriza a educação como parte de sua identidade desde sempre e por ela luta com princípios éticos e morais coerentes com a sua confessionalidade”.

Afrânio Gonçalves, representante institucional do Cogeime em Brasília, falou sobre os desafios da educação moderna a partir da confessionalidade enquanto a Reverendíssima Bispa Hideíde de Brito Torres abordou os objetivos e aspirações de John Wesley no campo educacional. Nesse sentido, as palavras do Diretor Geral da Educação Metodista mencionaram o papel do ensino na construção da sociedade. “A educação é o principal caminho para construção de um futuro onde a justiça, a paz e a igualdade de oportunidades sejam as marcas desse país”, definiu Robson Ramos de Aguiar.

Após a série de depoimentos, a Sessão Solene foi encerrada com apresentação do Coral da Igreja Metodista de Taguatinga (DF) e oração da Bispa Hideíde de Brito Torres.

Confira os destaques dos discursos feitos na Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Cogeime:


- Robson Ramos de Aguiar, Diretor Geral da Educação Metodista

Ao completar meio século de existência, o Cogeime celebra não só a data comemorativa, mas também a maturidade enquanto instituição sem fins lucrativos que articula, supervisiona e controla a gestão das unidades Metodistas de Educação.


- Valdecir Barreros, presidente do CONSAD

A Educação Metodista dedica esta homenagem a Deus, a quem cabe toda a honra, toda a glória e todo o louvor por essa obra que coloca em nossas mãos.


- Áureo Lidio Moreira Ribeiro (Solidariedade/RJ)

Apesar de ser anfitrião de todos os presentes nesta casa, a festa é de todos aqueles que dedicam suas vidas ao cumprimento da missão de Deus e à implantação de seu reino através da educação, da justiça social e do amor ao próximo.


- Deputado Pastor Everaldo (PSC/RJ)

Educação é uma coisa que me fascina. 50 anos de Cogeime é meio século de grande trabalho. Quero parabenizar a Igreja Metodista.


- Deputado Gilberto Nascimento (PSC/SP)

Quero deixar aqui os meus parabéns à Igreja Metodista pelo trabalho realizado junto às instituições educacionais e por cuidar do homem de dentro para fora.


- Deputado Pastor Eurico (Frente Parlamentar Evangélica)

Registro aqui nosso reconhecimento à Igreja Metodista, que nos quatro cantos desse país tem prestado relevante serviço, inclusive na área da filantropia, seguindo a questão da educação.


- Deputada Rosangela Gomes (PRB/RJ)

Gostaria de parabenizar a Igreja Metodista por todo o pioneirismo no campo da educação.


- Pastor Misael Lemos

A homenagem permite o entendimento sobre a dimensão do Cogeime e a missão metodista que extrapola os templos e chega nas pessoas por diversos caminhos, com as maiores transformações tendo início por meio da educação.


- Deputado Lincoln Portela (PRB/MG)

Espero que a fé que os educadores metodistas têm na educação possa ajudar a remover montanhas de desconhecimento e ignorância que ainda temos no país. Parabéns a Igreja Metodista do Brasil pelo trabalho na área da educação.


- Marcelo Aguiar (Democratas/SP)

Por toda a história, nesta manhã, nós celebramos, parabenizamos e reconhecemos o sucesso da Igreja Metodista na área educacional em todo o Brasil.

 
- Deputado Roberto de Lucena (PV-SP)

Quando nós olhamos a galeria de laureados que vieram das instituições metodistas, notamos as contribuições que o sistema de educação trouxe para a sociedade em relação à ciência, cultura, medicina, arte, tecnologia e outras áreas. É por isso que aplaudo essa iniciativa de hoje.


Assista a íntegra da Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Cogeime:

 

Também é possível assistir ao vídeo aqui.