Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dicas preciosas para os dias das provas do Enem

Dicas preciosas para os dias das provas do Enem

por priscila publicado 01/11/2017 19h12, última modificação 01/11/2017 19h12
Dicas preciosas para os dias das provas do Enem

Você estudou, pesquisou, fez trabalhos e se preparou ao longo dos últimos três anos e em todo este tempo, uma sigla te acompanhou: Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pois agora é chegada a hora de realizar o esperado exame, que muito pode contribuir para o seu futuro e carreira universitária.

Mas agora também é momento de buscar a calma. Tudo o que você estudou, o que fez para chegar a este momento está aí com você, em algo que se tornou outra palavra: conhecimento. Você se dedicou, então, seu conhecimento estará dentro de você em todo o momento da prova. Assim, respire suave e com tranquilidade se encaminhe para a realização do Enem.

Entre todas as coisas que você precisa dar foco para fazer a prova, queremos te lembrar de alguns detalhes importantes antes de tudo:

- O principal: as provas serão nos dias 05/11 e 12/11. Neste domingo (05), a prova terá a duração de 5 horas e meia, e será composta da Redação e provas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. As provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias acontecerão no segundo domingo (12) e terão 4 horas de duração.

- Importantíssimo: a abertura dos portões dos locais de prova será a partir das 12h e fecharão pontualmente às 13h. O início das provas está previsto para as 13h30. Então, é bom chegar com bastante antecedência, pois o candidato que chegar após o fechamento dos portões não poderá realizar o exame. Confira mais uma vez o local de sua prova e não se esqueça que no dia do exame pode haver trânsito, entre outros imprevistos. Antecedência é uma palavra-chave.

- O que levar: não esqueça do documento original com foto e cartão de confirmação de inscrição. Os materiais permitidos são caneta esferográfica de cor preta e feita em material transparente. É permitido que os candidatos levem alimentos nos dias de prova. Caso o alimento seja guardado em pote, este deve ser transparente.

- Não é permitido: lápis, lapiseira, borracha, caneta fabricada de material não transparente, manuais, livros, anotações e dispositivos eletrônicos de qualquer espécie. Também não é permitido o uso de óculos escuros, chapéus, bonés, viseiras, gorros ou similares. É proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das mesmas.

- Descanso: na véspera das provas, procure relaxar e descansar bem. Evite dormir muito tarde, para que você esteja bem disposto durante a realização do exame.


Estas são dicas fundamentais para que você aproveite tudo o que fez até agora. Faça a prova com seriedade e responsabilidade, pois o Enem é uma das portas de entrada para muitos grandes vestibulares pelo País. Aproveite a oportunidade

Uma boa prova a todos os alunos e alunas.