Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista está na fase nacional da VIII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab

por marcello publicado 25/04/2016 09h44, última modificação 25/04/2016 10h57
Alunos vão disputar a finalíssima em São Paulo, no dia 14 de maio. Os primeiros colocados ganham uma viagem com tudo pago para a Grécia, onde acontecerá a final internacional

Após competir com mais de 280 equipes brasileiras, os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Metodista em Itapeva acabam de garantir uma vaga na final nacional da VIII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, sediada em São Paulo, no dia 14 de maio. Realizado nas escolas que utilizam o programa de desenvolvimento de habilidades “MenteInovadora”, o torneio reúne jovens brasileiros e de outros países como Itália, Romênia, Turquia, Austrália, entre outros.

Passando a fase preparatória, chamada de “Esquenta”, e a Fase Classificatória, que foi online, os estudantes Mateus Moraes dos Santos Carvalho, Thomas Yuti Yano, Rafael Fraccaroli Menconi e Karol Almeida Camargo, apoiados pelo professor Antonio Battagin Junior, conseguiram a pontuação necessária para disputar uma vaga na Fase Nacional.

Em São Paulo, os jovens terão a experiência presencial da competição, conhecendo e desafiando competidores de várias localidades brasileiras. A fase premiará os alunos do 8º e 9º ano e servirá de seletiva para os de 4º ao 7º ano à fase internacional da olimpíada, que acontece em Halkidhiki (Grécia), no mês de junho.

Para Sandra Garcia, Diretora Pedagógica da Mind Lab e responsável pela Olimpíada, além da importância do estudo, os jogos oferecem a experiência da competição saudável. “Colocar em prática as habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas, desenvolvidas com a ajuda do professor em sala de aula, durante um evento dessa proporção, é uma oportunidade única”, diz. “Os estudantes do Colégio Metodista vão concorrer a prêmios, mas, ganhando ou não, levarão consigo sabedoria e maturidade em participar de uma cometição saudável”, completa.

A diretora Pedagógica do Colégio Metodista, professora Shirlei Debussi Pissaia, explica que “o bom desempenho dos alunos dentro da metodologia Mind Lab é o resultado do empenho e dedicação de toda a equipe. Professores e alunos entenderam o espírito da competição, que instrui e fortalece o aprendizado. Os alunos que estão competindo representam um grupo bem maior de alunos que estão vivenciando, também, esse processo de aprendizado e que buscam compreender, com a mediação do professor, a lógica e a importância de desenvolver habilidades que serão importantes para toda a vida."

Sobre a Olimpíada Internacional Mind Lab

Torneio de jogos de raciocínio que reúne diversos países que aplicam a Metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora em um evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por 4 alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, que competem em modalidades/jogos diferentes: Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio e o jogo Abalone.

A Mind Lab é reconhecida mundialmente por sua abordagem inovadora voltada para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de crianças e jovens, para que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da vida moderna. Fundada em Israel em 1994, a empresa já beneficiou mais de 2 milhões de estudantes ao redor do mundo, com presença em 25 países, dentre eles China, Estados Unidos, Reino Unido e Turquia. Sua metodologia exclusiva conta com três pilares: jogos de raciocínio, usados intencionalmente, métodos metacognitivos e professor mediador, apoiando os estudantes a transferirem os aprendizados com jogos para a vida real.

Os colégios da Educação Metodista possuem parceria com a MindLab e desfrutam de projetos como o Programa MenteInovadora e a plataforma MISSU, de preparação para o ENEM e Vestibulares. Saiba mais sobre a Mind Lab em www.mindlab.com.br.