Você está aqui: Página Inicial / Institucional / História

História

por kesia.ventura — publicado 02/12/2015 16h28, última modificação 10/12/2015 16h06

O Colégio Metodista em Itapeva é mantido pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, instituição confessional, que visa valorizar a vida e resgatar princípios éticos, morais e cristãos do ser humano. Está localizado na Rua Pref. Felipe Marinho, 110, Jardim Ferrari, Itapeva - SP, e iniciou suas atividades no ano de 1999.

O Colégio Metodista em Itapeva está comprometido com a comunidade no sentido de oferecer uma educação que propicie aos alunos uma formação como cidadão livre, agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das relações entre os homens. Para isso estará desenvolvendo ações de ampliação e recriação de suas experiências, da articulação do saber científico através da relação entre a teoria e a prática, respeitando as especificidades dos níveis de ensino.

O Colégio Metodista em Itapeva oferece Educação Básica:

I - EDUCAÇÃO INFANTIL - regular nos termos da Seção II, Capítulo I, Título IV, do regimento escolar. É oferecida em regime de externato e no período da tarde, nos seguintes níveis:

Nível I - para crianças de três (3) anos de idade;
Nível II - para crianças de quatro (4) anos de idade;
Nível III - para crianças de cinco (5) anos de idade;

II - ENSINO FUNDAMENTAL - regular nos termos da Seção III, Capítulo II da Lei 9394/96, para atender alunos preferencialmente dos sete (6) aos quatorze (14) anos de idade, em meio período, divididos em dois (2) seguimentos:

1º ao 5º ano, preferencialmente para alunos de sete (7) a dez (10) anos de idade;
6º ao 9º ano, preferencialmente para alunos de onze (11) a quatorze (14) anos de idade.

III - ENSINO MÉDIO - de 1º ao 3º ano, para atender alunos que concluíram o Ensino Fundamental.

O ensino ministrado pelo Colégio Metodista em Itapeva orienta-se pelas normas fixadas pelos órgãos competentes do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo. Atende as normas educativas propostas na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.

Em 2013 o Colégio Metodista reformulou a matriz curricular de todos os seguimentos. Em sua carga horária ampliou as aulas de inglês para o ensino fundamental e iniciou o inglês na educação infantil, aulas de música na educação infantil e no fundamental I, no ensino fundamental II abriu a disciplina que contempla jogos de raciocínio – Mind Lab e, no ensino médio a revisão para o vestibular. Para o Ensino Médio a equipe pedagógica e professores do Colégio Metodista desenvolvem, constantemente, atividades em que são priorizadas discussões de análise e interpretação dos assuntos que são solicitados nos vestibulares e ENEM e demais concursos.

O Colégio Metodista em Itapeva vem se consolidando na cidade e região como uma instituição de ensino que prioriza o processo de construção do conhecimento, baseado no desenvolvimento de habilidades e competências nas dimensões cognitivas, físicas e emocionais; portanto uma educação voltada para o futuro, valorizando o presente e o saber contextualizado.