Dia da Bíblia
Esta data é muito significativa e especial para todos os cristãos espalhados pelo mundo inteiro.
Nós, como instituição educacional Metodista no Brasil e seguidores de Jesus, nos juntamos nesta celebração de forma consciente e com corações extremamente agradecidos por vivenciar e repartir tamanha experiência.
A Bíblia (Canon bíblico), conjunto de Livros Sagrados, me faz pensar sobre “história e memória”.
Nos primeiros anos de minha vivência na fé cristã, acolhi a Bíblia como preciosidade (relíquia). O Livro não saía da cabeceira da cama. Sagrada e misteriosa, ali permanecia, poucas vezes lida. Depois ela se torna motivo de estudos nos bancos da faculdade de Teologia em São Paulo.
Já não era tão misteriosa começava a estar frequentemente na escrivaninha. Muitos estudos, discussões, descobertas e muitas surpresas.
Chegou o tempo em que ela, a minha Bíblia, viajou, andou comigo pelas cidades, estradas e lugares por onde estive. Suas mensagens foram compartilhadas e vividas por mim em diversas ocasiões: nos encontros das igrejas, reuniões, congressos e cultos. Foram quarenta anos de pastorado. Eis aí minha vida e minha relação com este Livro Sagrado.
Procurei não fazer da Bíblia um amuleto, longe de torná-la algo que pudesse me dar sorte!
Tenho nela muita reverência e respeito. Em muitos estudos e leituras não conseguia entender sua mensagem e eram nestes momentos que pedia a Deus, em oração, fé e humildade para compreendê-la. Somente com razão e intelecto não conseguia perceber o que queria transmitir.
Está escrito no Salmo 119:105: “...Lâmpada para meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho”. Sim! Eu acredito que a Bíblia é esta Luz para os passos em nossa caminhada de vida.
Os estudiosos fazem diferença entre história e memória: a primeira é o conhecimento aprendido nos estudos do passado dos fatos, a segunda envolve vivência da realidade.
Menciono estas diferenças para trazer a luz um mistério.
Mesmo que não tenhamos vivido os fatos nos tempos da Bíblia, na leitura da Palavra nos deparamos com a ação do Espírito Santo que faz a história bíblica se transformar em memória viva e dinâmica em nossas vidas.
Ela traz para o “agora e hoje” a mensagem de amor do Cristo vivo e ressurreto. Isso é maravilhoso e espetacular!
Só o Amor de Deus pode fazer este milagre: a história se tornar memória viva e atual em nós.
Vamos aproveitar este tempo que se chama agora para colocar em prática a mensagem de amor da Bíblia.
Por que Deus amou o mundo... João 3:16.
Feliz Dia da Bíblia para todos e todas!
Rev. Roberval Trindade