Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trabalhos de campo do Fundamental I dissemina conhecimentos de forma prática e dinâmica

por Nathani Paiva publicado 19/09/2018 15h22, última modificação 19/09/2018 15h22

As turmas dos 3º’s, 4º’s e 5º’s anos do Ensino Fundamental l do Colégio Metodista participaram de trabalhos de campo nas cidades de Santos Dumont e Tiradentes, ambas em Minas Gerais, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A coordenadora do segmento, professora Marisley de Souza Gonçalves, explica que o trabalho visa disseminar conhecimentos de forma prática e dinâmica, promovendo a melhor socialização em grupo.

Os alunos dos 3º’s anos tiveram como destino a cidade de Santos Dumont. Eles conheceram o Museu Cabangu, casa onde nasceu o grande aviador brasileiro Alberto Santos Dumont, reconhecendo sua importância no cenário nacional e internacional. Em seguida visitaram a Empresa Semear, onde  aprenderam sobre o processo de plantação de alimentos e plantas ornamentais, desde sua semeadura até a distribuição e venda.

As turmas dos 4ºs anos realizaram o trabalho de campo em Tiradentes. Durante o passeio as crianças compreenderam sobre o ciclo do ouro e a mão de obra escrava utilizada na época.  Além disso,  tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da região como o Museu da Estrada de Ferro Oeste Minas (EFOM), o Chafariz de São José das Botas, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Largo das Forras, o Museu de Sant’Ana e a tão esperada Maria Fumaça.

Os 5º anos também conheceram muitos lugares históricos em Petrópolis. Eles visitaram a  Casa Encantada de Santos Dumont, a Catedral de São Pedro de Alcântara,o Palácio de Cristal e o Museu Imperial de Petrópolis, onde tiveram uma participação especial no “Sarau Imperial”. Nesses locais, segundo a coordenadora Marisley, eles assimilaram e vivenciaram seus estudos na disciplina de história mediante a época vivida durante o Império no Brasil.

Confira as fotos dos trabalhos de campo

Trabalhos de Campo Fund l

Texto: Assessoria de Comunicação

Fotos: Acervo dos alunos e professores