Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Noites de Contos - Contadores de Histórias

Noites de Contos - Contadores de Histórias

por anelise.lima — publicado 01/12/2016 15h41, última modificação 07/12/2016 16h07
Contadores de histórias

 

Noites de Contos

Nas “Noites de Contos”, todos os grupos de contadores de histórias, do 1º ao 9º ano, apresentam os repertórios, preparados nas oficinas, para seus familiares e convidados.

Ao ouvir / contar  uma história, o leitor / contador vivencia no plano psicológico as ações, os problemas, os conflitos dessa história. Essa vivência, por empréstimo, a experimentação de modelos de ações e soluções apresentadas na história fazem aumentar consideravelmente o repertório de conhecimento do ouvinte, sobre si e sobre o mundo. E tudo isso ajuda a formar a personalidade.

Ao fazer contato com a obra de arte, no caso, a literatura, o aluno participa de uma ação pedagógica, mesmo que não seja essa a função da narração oral ou do texto literário. A sujeição à experiência artística educa, em sentido amplo. No mínimo educa para a escuta coletiva, para as regras de convivência social, para a percepção da igualdade ou da diferença, para os mecanismos da comunicação linguística, para o reconhecimento e uso da emoção, para a diversidade estética, para a constatação dos usos do tempo e do espaço etc.

Contadores

CONTADORES DE HISTÓRIAS

Contadores

Contadores