Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Mundial da Água - 2020

Dia Mundial da Água - 2020

por fernanda.kian publicado 20/03/2020 13h12, última modificação 20/03/2020 13h12
Dia Mundial da Água - 2020

A água é importantíssima para salvaguardar a segurança humana e manter a saúde dos ecossistemas do planeta. Ela é a vida originária da terra, o elemento mais importante e necessário. Sem ela não haveria passado, presente e futuro. É de conhecimento de todos que as mudanças climáticas dos últimos tempos podem afetar as porções de água na Terra, mas ela é a nossa garantia de que a vida no planeta será resiliente e as suas fontes prevalecerão sobre os anúncios de caos.

Quando indagamos por que a água é tão importante para vida na Terra, pesquisamos e encontramos inúmeras respostas, todas elas alvissareiras e promissoras. No princípio, a Bíblia Sagrada afirma que tudo era água, depois vieram as porções secas constituir o cenário da criação de Deus. Ao logo dos milênios, a grande luta da humanidade é manter as águas limpas, só assim a fluidez dos mananciais e a imensidão dos rios, mares e oceanos, continuarão a gerar esperança.

Tudo na Terra passa antes ou depois pelas águas; os alimentos, os sistemas, as sociedades. Água é tudo que o ser humano precisa para continuar existindo, sendo ele mesmo uma porção majoritária de sua constituição liquidamente.

A Terra teve um dilúvio, segundo a Bíblia, foi lavada e banhada pelas águas em todas as suas dimensões. A simbologia diluviana é que a água renovou a Terra, a purificou de males e sujeiras, sendo preparada para um novo tempo de existência criadora.

Neste ano celebra-se o Dia Mundial da Água na data de 22 de março, razão pela qual queremos manifestar ações de graças a Deus. Que o Senhor santifique as águas da Terra, e que elas se tornem cada vez mais abençoadoras, pois sem água nós morreríamos. Nem imaginamos a possibilidade de existir na aridez e na sequidão. As águas são nosso refrigério.

Que o Espírito limpe nossas almas de nossos pecados, assim como a água limpa nossos corpos. Bebamos das águas vivas de Deus para que possamos viver eternamente; também precisamos beber água para viver nossa existência terrena. Graças a água temos comida, que vem da terra que foi irrigada para ser fértil. A água traz vida à criação. Obrigado pelas águas, Senhor.

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto
Pastoral Universitária do IEP, UNIMEP Taquaral.