COVID 19 - Novas orientações sobre as atividades pedagógicas
O COVID-19 é uma realidade. Os números de contaminados estão em ascendência. Em todo o mundo, milhões de alunos estão impedidos de participar de atividades presenciais. Não se sabe ao certo por quanto tempo as atividades educacionais presenciais estão suspensas.
Conquanto o contexto seja desafiador, é recomendável que os estudantes não tenham sua formação interrompida.
O Ensino Superior já é familiarizado com o manejo de TCis e EAD para estudos remotos. Tal modalidade ainda não havia sido regulamentada pelo Ministério da Educação para Educação Básica, porém, por conta do momento atípico, o órgão promulgou sua realização.
Quanto Ensino Básico do Colégio Metodista Granbery, ferramentas educacionais sempre estiveram presentes, sempre presenciais ou como atividades “para casa”. Atualmente, órgãos oficiais da educação de Minas Gerais nos orientam como forma de aula semipresencial, as “atividades remotas”, “ensino EAD” ou “ensino emergencial não presencial”, nomenclaturas que estão sendo usadas.
A nomenclatura orientada em Minas Gerais/ Juiz de Fora tem sido “ensino emergencial não presencial”.
O Ensino emergencial não presencial do Colégio Metodista Granbery envolve todos os professores, equipe pedagógica, profissionais de tecnologias, informáticas e reúne um ecossistema de aprendizagem de forma integrada e sistematizada com recursos digitais e humanos com plataformas digitais para continuar dando todo o apoio pedagógico aos seus alunos.
Isso significa que disponibilizaremos videoaulas, bem como haverá momentos em que os alunos estarão online ao mesmo tempo em que seus professores – de acordo com o cronograma de aulas disposto – e outros em que eles utilizarão a plataforma e a Agenda Digital para acessar conteúdos, realizar tarefas e publicar dúvidas nos fóruns de cada componente curricular.
Também para a Educação Infantil, algumas aulas serão gravadas, os materiais como livros didáticos que estão na escola serão disponibilizados pela coordenação e as atividades serão disponibilizadas, de forma que os pais possam acessar a plataforma com seus pequenos. Além disso, os professores estarão online nos horários em que os alunos estão acostumados, e a Equipe Pedagógica ficará sempre acompanhando cada atividade enviada para prosseguirmos com o planejamento curricular.
Reiteramos que, no Estado de Minas Gerais, são orientados que os acessos ao ambiente de ensino a distância contarão como presença para os alunos e serão computados nas horas obrigatórias de atividade escolar.
As avaliações, por enquanto, serão feitas de modo processual pelo feedback que os professores darão à participação dos alunos e à realização das tarefas. É importante que os estudantes acessem a plataforma Plural e Agenda Digital diariamente para acompanhar o conteúdo.
Se continuarmos em isolamento social por um período maior, enviaremos um comunicado sobre nossa avaliação online (Ensino Fundamental e Médio), nos moldes de uma avaliação objetiva e mais simples de avaliar o aluno. No caso da Educação a Distância, é muito utilizado um sistema especial de avaliação online, com tempo cronometrado, a fim de que os alunos possam responder dentro do período proposto. Normalmente, as respostas registradas nos testes são corrigidas a partir de um sistema informatizado, assim, o professor pode aplicar uma nota de acordo com os acertos que cada aluno conseguiu. Essa forma de avaliação enfatiza mais o produto de conhecimento.
O Colégio Metodista Granbery e toda sua comunidade escolar precisa está em adaptação ao novo momento, a nova maneira de estudar em pleno movimento. Precisamos ter consciência, no entanto, da colaboração, compreensão ainda maior de todos.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Diante da urgência que o tempo impõe, é necessário que usemos todas as ferramentas em que o Granbery dispõe como plataforma Plurall e a Agenda Digital. Estaremos disponibilizando tutorias e informações, de forma a facilitar o uso desses sistemas.
- O Colégio Metodista Granbery através de sua diretoria, coordenadores, orientadores e professores auxiliarão seus alunos e famílias com envios de atividades que ajudem na terefa de auto-organização dos espaços para a atividade domiciliar, para que tenham uma rotina próxima a das aulas presenciais.
- Ministrar uma aula online é diferente, por isso, redesenhar as aulas tradicionais serão feitas por toda equipe pedagógica da instituição com áudios, vídeos, músicas, apresentações, conversas, diálogos, contações, bilhetes, cartas, mapas, imagens, gráficos, redações, textos e outros que venham a ser produzidos. Com isso, os recursos ajudarão nossos alunos na assimilação dos conteúdos e os habilite a obter bons resultados nas avaliações.
- Usaremos recusos disponíveis também nas redes, pois sabemos que a internet, possui, gratuitamente, uma infinidade de recursos pedagógicos que servem como elementos auxiliares à fixação de conteúdos.
- Nossa dinâmica será o envolvimento dos professores para interação ativa nas atividades virtuais para manter os alunos sempre motivados através de aplicativos. O Gooogle dispõe de ferramentas e aplicativos gratuitos que serão utilizados com criatividade para execução de trabalhos e a relação professor x aluno.
- Queremos gerar presença social através das aulas objetivando diminuir o momento do isolamento social, criando espaços para intercâmbio de mensagens, fotos entre alunos de cada classe, seus professores e até seus familiares.
- É de fundamental importância que se trabalhe o uso das tecnologias, porém, tão importante quanto, é alertar sempre para os riscos do excesso das tecnologias e redes sociais no momento, como exemplo, o cuidado as Fake News.
- Não deixaremos de realizar os registros acadêmicos e os acompanhamentos das atividades para avaliações. É importante que alunos e familia estejam atentos aos registros, atividades e outros.
Em caso de dúvidas, nos contate via:
Para assuntos pedagógicos: seccolegio@granbery.metodista.br
Para assuntos sobre mensalidades e questões financeiras: departamentodecobranca-granbery@metodista.br.
O Colégio Metodista Granbery deseja que, ao longo deste delicado período pelo qual passamos, nossos alunos sintam-se tranquilos e acolhidos, com todas as condições de acesso à alta qualidade de ensino e aprendizagem que a Educação Metodista possui.
Novos tempos, novas estratégias!
Deus nos abençoe e nos conduza,
Cleide Rocha / Diretora Pedagógica