Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do 9º ano produzem revista eletrônica inspirada no livro "O mistério da casa verde"

por Fernanda Fernandes Pinhedo publicado 08/10/2020 14h20, última modificação 08/10/2020 14h20
O trabalho foi idealizado na disciplina de Língua Portuguesa

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Metodista Granbery aceitaram mais um desafio e, desta vez, produziram a revista eletrônica “Insanos”, inspirada na obra “O mistério da casa verde”, do escritor Moacyr Scliar. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Marisa Loures. No primeiro semestre, as turmas criaram uma campanha publicitária. (acesse aqui a matéria)

A professora Marisa Loures conta que a ideia surgiu a partir da leitura do livro paradidático do segundo bimestre. “Era o momento de eles lerem a obra ‘O mistério da casa verde’, do escritor Moacyr Scliar. A obra faz um diálogo com ‘O alienista’, de Machado de Assis, e, entre outras questões, traz uma reflexão sobre a loucura. Além disso, ao longo do semestre, vínhamos discutindo vários textos sobre o poder da mídia, fake news e pós-verdade e fazendo exercícios de textos jornalísticos, entre outros. Por isso, pensei em uma atividade que pudesse envolver tudo o que estava sendo trabalhado até aquele momento. São muitos alunos e muitos gêneros textuais vistos em aula. Aí nasceu a ideia de uma revista eletrônica com várias seções, tendo a loucura como tema principal. Reportagens, entrevistas, crônicas, cartas do leitor, memes, anúncios publicitários, charge e por aí vai. Passei várias orientações, dei sugestões, mas deixei que cada aluno escolhesse o que queria desenvolver no projeto”.

A publicação recebeu o nome de “Insanos” e, segundo a professora, com o objetivo de remeter à “loucura”. “Como o livro abordava a questão da loucura, a ideia era trazer para a publicação um título que traduzia o clima da obra de Scliar e a temática que norteou vários dos textos expostos na revista”, explicou Marisa.

Após a leitura, os alunos discutiram sobre o livro, realizaram atividades em aula e depois produziram o material e o site. Tudo ao longo dos bimestres. Para a professora, o resultado do trabalho foi bem positivo. “Senti um envolvimento grande dos alunos com a revista, o que me deixou muito satisfeita. Feito repórteres de verdade e colocando em prática o que estava sendo discutido em aula, apuraram as informações, escreveram os textos, reescreveram, quando foi preciso, e cumpriram todos os prazos. Alguns alunos tiveram que colocar, e muito, a imaginação para trabalhar, porque propus que fizessem, por exemplo, entrevistas com Moacyr Scliar, Machado de Assis e personagens do livro. E isso não é nada fácil não. É muito bom ver o amadurecimento da escrita de cada um”, finalizou.

Confira aqui a revista eletrônica “Insanos”.