Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos criam “memes” para transmitir positividade em tempos de Covid

Alunos criam “memes” para transmitir positividade em tempos de Covid

por Fernanda Fernandes Pinhedo publicado 23/06/2020 15h05, última modificação 23/06/2020 15h59
As mensagens foram desenvolvidas na disciplina de Português

Os alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental II realizaram um projeto diferente e criativo na disciplina de Português com a professora, Patrícia Miranda Machado: produção de “memes” (mensagens) para o período de quarenta.

A professora explicou que a ideia do projeto surgiu a partir da realidade atual, que trouxa uma nova dinâmica na vida estudantil. “Não era possível, simplesmente, fingir que não estava acontecendo nada. Estamos todos apreensivos, os alunos, eu. Então, surgiu a ideia de criar esse projeto de mensagens para a quarentena. Era uma maneira de incentivar os alunos a pensar no outro e buscar positividade para o momento”.

Patrícia contou que a escolha do gênero (meme) foi escolhida por conta das características do texto: discurso humorístico com possibilidade de várias estratégias. “Além disso, o meme é um gênero textual que caiu no gosto dos brasileiros. Alguns chegam a afirmar que somos a "nação dos memes". Eles tornaram-se instrumento de posicionamento social, basta haver qualquer acontecimento que as redes sociais brasileiras inundam-se de memes. Assim, esse texto mostra um imenso potencial viral, maior que o Covid (se me permitem o trocadilho), atendendo muito bem aos princípios de espalhar as mensagens positivas com eficiência”.

Os alunos adoraram a ideia do projeto e, segundo a professora, foi uma animação total. “Mas logo descobriram que não era tão simples. Tiveram que se empenhar, estudaram a fundo os recursos de construção do humor, buscaram lá no fundo toda a criatividade e sensibilidade para tratar, de forma descontraída, de assuntos tão sérios. E eles também adoraram ver suas ideias ganhando a internet”. No dia 17 de junho a professora mostrou o site publicado com todos os memes: https://mensagensquarentenagb.webnode.com/.

Este não foi o primeiro trabalho que Patrícia propôs aos alunos na disciplina de Português. Usar a tecnologia, os meios digitais, como ferramenta é um método que a professora já utilizava antes da pandemia e que já vinha dando certo. “Sempre me preocupei em trazer para sala de aula os gêneros digitais. Primeiro, porque atrai a atenção dos alunos, mas, principalmente, porque acredito que essa geração precisa ampliar seu uso das tecnologias digitais. Eles têm contato diário com o mundo digital, mas é preciso ressignificar, ir além das redes sociais e usar a web com outras finalidades, como essa de ajudar ao próximo, espalhar mensagens positivas,  fazer a diferença. Ano passado, desenvolvi um trabalho de ativismo digital que também cumpriu essa proposta. Além disso, busco projeto que incentivem nossos alunos a se manifestarem, encontram causas e mensagens que querem passar”, finaliza.