Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 6 dicas de preparação para o ENEM

6 dicas de preparação para o ENEM

por diego publicado 11/04/2017 11h02, última modificação 11/04/2017 11h04

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso nas Universidades públicas e privadas. Neste ano, as inscrições iniciam no dia 8 de maio e as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Segundo a psicóloga e orientadora profissional do Ensino Médio do Colégio Metodista Granbery, Juliana Oliveira, a prova, por ser decisiva, deixa os alunos ansiosos e apreensivos. Por isso, ela explica que é preciso realizar uma preparação durante todo o ano.

Confira as dicas apresentadas pela psicóloga, que são consideradas fundamentais para obter sucesso no Exame.

1-  Planejamento é a palavra chave

Durante a preparação para a prova e, principalmente, próximo a data de realização, os estudantes ficam mais ansiosos. A profissional afirma que o planejamento anual evita que esse sentimento tome conta. “Quanto mais o aluno se preparar, menos ansioso ele fica”.

2-  Foque nas matérias que você tem mais dificuldade

Todas as disciplinas devem ser estudadas, mas as matérias que o aluno tem mais dificuldade devem ter prioridade, visto a dificuldade de cada um. “No entanto, é importante não esquecer as disciplinas que o estudante possui facilidade, pois é preciso potencializar os conteúdos que já domina e garantir uma boa nota nas áreas de conhecimento que se sai melhor.”

3-  Não viva para estudar

Muitas vezes os alunos que estão prestes a fazer o ENEM ficam em função dos estudos e não retiram um tempo para o descanso. Porém, Juliana explica que é importante separar um tempo para as atividades recreativas e o descanso “Caso contrário, o cansaço e até mesmo a exaustão podem prejudicar a absorção de conteúdos e, consequentemente, o desempenho nas provas. Dormir bem, alimentar-se de forma saudável, realizar atividades físicas e prazerosas são essenciais nessa fase”.

5-  Pratique sua escrita

Um dos métodos avaliativos do Enem é a redação, por isso saber escrever bem é uma habilidade fundamental para tirar uma boa nota na prova. “Escrever não se trata apenas do uso correto da língua, mas sim do domínio de técnicas de argumentação, organização de ideias, além de coesão e coerência. E é justamente esse tipo de habilidade que o ENEM espera dos candidatos”.

6-   Mudanças na prova

Esse ano o Enem será aplicado em dois domingos. Juliana explica que essa mudança irá contribuir para que o aluno fique mais calmo. Ela complementa com mais uma dica “Não adianta achar que uma semana será suficiente para se preparar para o segundo domingo de provas. É preciso manter a calma, a concentração e controlar a ansiedade”.