Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 3 dicas de português para o ENEM

3 dicas de português para o ENEM

por Nathani Paiva publicado 19/06/2017 11h50, última modificação 19/06/2017 11h50

A língua portuguesa é um idioma complexo, cheio de regras e pequenos detalhes que passam despercebidos. No ENEM, além da prova de linguagens, o candidato também deve se preparar para interpretação de texto e leitura.

O professor do Colégio Metodista Granbery, Luis Carlos Oliveira, elencou 3 dicas de português para os candidatos que irão realizar o Exame.

1. Interpretação textual

O aluno deve antes de mesmo de ter todas as regras em mente, ter atenção ao realizar a prova. “Como as questões exigem do aluno habilidades referentes a localizar e inferir informações, a relacionar e associar ideias ou temas, a reconhecer opiniões e argumentos, dentre outras, o candidato necessita dominar essas capacidades a fim de se sobressair bem nas provas”.

2- Use bem a gramática

Muitas vezes a gramática pode parecer difícil, mas, além de decorar as regras, o aluno deve entender como são usadas na prática. “É preciso levar em conta, por exemplo, que as questões relacionadas à análise gramatical correspondem, na verdade, a uma reflexão sobre a língua em uso, a partir da análise linguística, sempre contextualizada a situações-problema. Assim, não basta apenas saber gramática, é preciso compreendê-la e relacioná-la ao uso e ao contexto proposto na questão da prova.”

3- Tenha cuidado com a redação

O modelo de redação exigido nas provas do Enem é o dissertativo argumentativo, onde o candidato deve apresentar argumentos e concluir com uma solução para o problema apresentado no início da redação. “Contudo, mesmo que o aluno siga essas orientações, é importante que as partes que compõem o texto sejam coesas (um dos grandes entraves da redação), por meio do emprego de conectores, e que o aluno saiba utilizá-los da maneira correta”.